Organizar uma promoção para dia das crianças, como qualquer outra ação para vender mais, demanda planejamento e organização. Mas nem tudo que você planejou (ou planejaria) com meses de antecedência precisariam começar a ser feitos tanto tempo antes. Na sua preparação, há atividades que começaram lá atrás e outras, que precisam ser feitas agora.

As datas comemorativas e sazonais são uma arma importante do comércio e dos serviços para aumentar o faturamento. Se isso é uma realidade para qualquer tempo, em períodos de economia desacelerada, isso é ainda mais importante. Mesmo sabendo que o tíquete médio de compras pode ser mais reduzido em uma época assim, com foco e assertividade, você pode conseguir um ótimo resultado apesar da crise.

Reunimos 21 dicas de três fontes diferentes — dois sites diferentes do Sebrae e outro do Uátt. Do site do Sebrae do Rio Grande do Sul, vêm 12 dicas. Do Uátt, 4 sugestões; e do Sebrae de São Paulo, outras 4.

Aumente as vendas no dia das crianças

  1. Manter atualizado o cadastro de clientes (com nome, telefone e e-mail)
  2. Avisar clientes sobre a promoções de datas comemorativas (e-mail marketing, SMS, rede social)
  3. Dar dicas e ideias de presentes (também via e-mail marketing, SMS, rede social)
  4. Promover sorteios de brindes (de preferência, opte por brindes educativos e úteis)
  5. Priorizar vendas futuras com mesma importância das vendas imediatas
  6. Prestar atenção tanto a adultos que são pais quanto aos que não têm filhos (presentes para afilhados, sobrinhos e amigos)
  7. Caprichar no atendimento, olho no olho, sorriso…
  8. Conhecer o produto para saber informar idade indicada e benefícios
  9. Compartilhar experiências pessoais com o cliente indeciso
  10. Oferecer boas condições de pagamento
  11. Sugerir compras adicionais e complementares (estojo para quem compra lápis de cor; calça para quem leva uma blusa etc.)
  12. Lembrar de fazer o pós venda (um telefonema para perguntar se o cliente sentiu-se bem atendido pode surpreender positivamente).
  1. Escolher os produtos de destaques da ação
  2. Planejar uma vitrine temática do dia das crianças
  3. Ponto Focal dentro da loja com a temática
  4. Treinar equipe para a data
  1. Considerar a fantasia que ocupa o universo da criança: encante pela experiência, permita a brincadeira e a ousadia da criançada.
  2. Selecionar produtos de marcas e modelos menos procurados para posicionar na entrada. Deixe para o interior da loja, os campeões de venda
  3. Construir um ambiente acolhedor para a criança, com o equilíbrio entre atividades e quantidade de estímulos.
  4. Definir uma identidade visual para a ação e se comunicar com o público infantil

Dica bônus

Um detalhe importante, que vai aqui como dica bônus: há um movimento forte e importante de pais preocupados com a exposição precoce das crianças ao excesso de publicidade e de mensagens consumistas. Organizações como a Alana,  Instituto Akatu e outras promovem a campanha permanente Criança e Consumo, uma série de ações e discussões sobre o tema.

Na prática, para sua empresa, o que isso significa? Que pode haver um importante nicho de mercado que pode apresentar resistência a ações ostensivas de consumo. Alimentos não saudáveis (com excesso de açúcar e gordura, como balas, doces e frituras) são um dos alvos. Mas produtos licenciados de marcas e excesso de anúncios chamativos também.

Encontrar o tom de se comunicar com esse grupo não é trivial, mas pode valer o esforço, especialmente se o enfoque do seu negócio tiver pontos de contato com esse tipo de consumidor.

Promoção para o dia da criança

Na hora de organizar sua ação para o dia das crianças, há diferentes dimensões a considerar e planejamento ajuda. Mas mesmo medidas de última hora para estruturar seu negócio para a data comemorativa podem ajudar. Seja criativo, busque agir de forma assertiva e divertida. Aproveite o melhor da data para construir relacionamentos com os clientes, que podem voltar a sua loja em futuro próximo.

Imprimir