Você já sabe que o cliente é um dos maiores ativos da sua empresa, certo? Sem ele, não há negócio. Por isso, para que sua empresa e faturamento continuem crescendo, também é fundamental adotar boas práticas que façam a sua carteira de clientes aumentar.
Se manter os clientes atuais já não é uma tarefa simples, conquistar novos compradores pode ser ainda mais desafiador. Porém, uma vez que você domina as atividades necessárias para tal, você certamente vai notar resultados positivos para a expansão da sua marca no mercado.
Para ajudar você nesta tarefa, trouxemos neste post quatro dicas de atração e retenção de clientes. Acompanhe!
1. DESENVOLVA SEU DIFERENCIAL
Seu diferencial competitivo deve ser um conjunto de ações únicas da sua empresa, algo que nenhum concorrente pode copiar. São, enfim, todas as características determinantes para que o consumidor compre de você.
Isso pode incluir fatores das mais diversas escalas e áreas, como um atendimento especial, benefícios diferenciados, retorno e atenção pós-venda, entrega ágil, garantia de qualidade, entre outros.
É nesse ponto que os clientes devem enxergar valor no que você entrega e optar comprar com o seu negócio acima de todos os outros no mercado.
2. FAÇA A PROSPECÇÃO DE CLIENTES
Toda boa prospecção de clientes começa com um bom estudo do seu público-alvo. Não adianta oferecer um violão para quem detesta música, não é mesmo? Muitos profissionais defendem que, quando realizada com qualidade, a prospecção representa metade da venda.
Para cumprir essa etapa com sucesso, contate novos clientes de forma a informá-los sobre seus produtos, sem forçar a venda na primeira conversa.
Aproveite e peça para seus clientes atuais, contatos de pessoas que possam se interessar pelo que você oferece. Dedique-se, também, a estudar o mercado e a entender quais boas execuções outras empresas estão aplicando que têm gerado bons resultados.
Se cuidar da prospecção não for o seu ponto forte, você ainda pode contar com o auxílio de serviços especializados no assunto. Assim, você pode dedicar mais tempo a outras atividades e deixar que profissionais cuidem das suas ações de marketing com eficiência.
3. ELABORE PREMIAÇÕES PARA A EQUIPE DE VENDAS
Todas as pessoas envolvidas no setor de vendas precisam de motivação para dar sempre o melhor de si. Por isso, investir em políticas de premiações atreladas às metas de sucesso é um grande incentivo para prospectar mais interessados e, consequentemente, fechar mais vendas
Aqui vale de tudo e você pode apostar na criatividade, desde oferecer bônus financeiros até viagens especiais ou mesmo um jantar em um restaurante conceitual. Tudo depende de quantos recursos você tem disponível e do que mais incentiva o trabalho e valoriza sua equipe.
4. INVISTA EM MARKETING DIGITAL
Hoje em dia, negócios que não estão no mundo digital podem estar perdendo grandes quantidades de dinheiro. Isso porque, nessa era, é muito comum que o consumidor vá atrás do que precisa, procurando espontaneamente pelas empresas.
Por isso, ter um site com conteúdo rico e desenvolvido para a sua persona é extremamente importante. Além disso, outras atividades podem ser adotadas, como a captação de leads (possível cliente) e criação de materiais gratuitos e especiais sobre o assunto do seu produto.
Ao adotar o marketing digital para o seu negócio, você se firma como uma referência no mercado, aumenta a confiança da clientela ao seu respeito e passa a ganhar cada vez mais clientes.
Agora que você sabe a importância e o que é preciso para aumentar a sua carteira de clientes, já pode começar a colocar esse conjunto de práticas em ação. Comece elaborando o seu posicionamento e passe a prospectar mais consumidores de forma diferenciada para fidelizá-los de vez.