Passar por uma crise financeira não é fácil, nem para grandes, nem para pequenos negócios. As causas desse problema podem ser várias e, para identificá-las, é necessário ter uma boa gestão comercial do seu empreendimento.

A crise também pode vir do ambiente externo, ou seja, o mercado como um todo pode estar passando por uma e você precisa se adequar ao novo panorama. E, para isso, existem diversos caminhos que vamos listar a partir de agora. Acompanhe!

REVISE OS CUSTOS
Sabia que é possível cortar e controlar muitos custos? Eles podem ser o grande gargalo de dinheiro e colocar a sua empresa no vermelho se não forem devidamente administrados.

Algumas soluções simples, mas que exigem conscientização de todos os funcionários, podem ser feitas. Por exemplo, usar os dois lados do papel, em vez de só um deles, desligar as luzes dos cômodos que não estão sendo usados e usar meios de digitais no lugar de papel podem fazer a diferença nas contas no final do mês.

USE TECNOLOGIA
À primeira vista, pode parecer caro adquirir um software ou uma nova máquina, mas se você pensar a longo prazo, verá que é um excelente negócio.

Um novo programa de computador, por exemplo, pode ser usado para cadastrar os clientes, economizando papel e o espaço de um arquivo que pode ser usado, por exemplo, para colocar mais produtos.

Fazer uso de aplicativos e programas que te ajudem a gerir financeiramente o seu negócio também pode trazer excelentes resultados.

TERCEIRIZE OS SERVIÇOS
Que tal passar para um especialista algo que você não gosta de fazer ou que se for feito por outra pessoa ficará melhor? Você pode até pensar que é um gasto a mais contratar uma pessoa para fazer algo que já sabe, mas quem fez cursos e tem experiência na área certamente trará melhores resultados.

Por exemplo, você pode contratar alguém para gerir crises. Existem diversos profissionais e empresas no mercado que fazem isso. Eles podem te ajudar a identificar o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa melhorar.

AUMENTE O MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Talvez você possa oferecer mais opções para os seus clientes e assim, passar a abranger um mercado maior. Busque algo que tenha a ver com o nicho no qual a sua empresa já está inserida.

Por exemplo, digamos que você seja dono de uma loja de suplementos para musculação. Você pode vender, por exemplo, alimentos naturais, como frutas desidratadas, alimentos sem glúten, e também roupas para atividades físicas.

BUSQUE POR UMA EMPRESA DE CAPTAÇÃO DE CRÉDITO
Precisa de dinheiro para sair do vermelho e continuar com as portas abertas? Então a situação é urgente e contratar uma empresa que te ajude a captar crédito junto aos bancos e outras empresas pode ser a solução que você precisa para o momento.

Esse tipo de empresa costuma ter crédito em instituições financeiras e normalmente é conhecida no mercado. Portanto, é muito mais fácil que ela consiga um empréstimo para você com juros menores que a sua empresa.

Existem diversas formas de resolver o problema do seu negócio, mas é essencial que ele seja identificado o quanto antes. Por isso, faça reuniões constantes e identifique os erros que acontecem no meio do percurso para que não seja tarde demais.

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