Começar um novo negócio não é fácil. Compreender o básico de organização contábil e gestão, motivar funcionários e captar os primeiros clientes são tarefas complexas que fazem parte da rotina do pequeno empresário. Mas existem muitos benefícios de uma associação comercial que podem facilitar o dia a dia do seu empreendimento.
Se você é um empresário do setor comercial e ainda não se filiou a uma associação, continue a leitura. Vamos explicar 4 benefícios que vão fazer muita diferença na rotina do seu negócio. Confira!
O QUE É UMA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL?
Antes de saber quais os benefícios de uma associação, veja o que elas são e fazem.
Uma associação nada mais é do que a união de um grupo de pessoas em busca de um objetivo comum. No caso das associações comerciais, esse objetivo é buscar melhorias a fim de facilitar a vida do empreendedor e fortalecer o comércio.
Com o poder de compra de diversos empreendedores, a associação comercial tem muito mais efetividade na busca de objetivos coletivos que o comerciante isolado.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL?
Posta a definição de uma associação, veja o que essa união de empreendedores pode conquistar para os micro e pequenos empresários da região que representam.
1. ACESSO A PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS BARATOS
Com a junção do poder de compra de todos os representados, a associação conquista descontos e bônus ao contratar produtos ou serviços. Contabilidade, seguro, plano de saúde e serviços de publicidade são interesses de muitos comerciantes associados e saem por um preço muito inferior na associação.
Imagine que você deseje contratar um plano de saúde para seus funcionários. Se forem 5, esse plano tem um valor. No entanto, o mesmo plano para 1.500 funcionários tem um valor muito inferior. É isso que a associação faz: unifica as demandas a fim de fazer uma aquisição maior.
2. PODER DE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO
O empreendedorismo move a economia local e nacional. Não só pelos impostos pagos diretamente, mas por todos os empregos gerados. Logo, deve ser do interesse de qualquer governo facilitar a vida do empreendedor.
Incentivos tributários, asfalto e policiamento da região comercial são ações importantes, providas pelo governo para fortalecimento do comércio. A associação tem o poder de impulsionar essas melhorias por meio do contato direto com os representantes do governo.
3. NETWORK COM EMPRESÁRIOS DA SUA REGIÃO
O contato com outros empreendedores e a soma de experiências proporcionadas por uma associação faz diferença no desempenho do comerciante. Conseguir a dica de um bom fornecedor ou fechar uma parceria para uma promoção serão tarefas mais simples com o network da associação.
4. CURSOS, QUALIFICAÇÕES E PALESTRAS
As associações ainda promovem cursos, palestras e workshops sobre os principais temas que interferem no seu dia a dia. Quem participa de uma associação pode participar de eventos sobre empreendedorismo e gestão, marketing online e offline, tributação e legislação trabalhista, entre muitos outros temas.
Após tudo que foi mencionado, é inegável que existem muitos benefícios de uma associação comercial para o empresário que se encontra em qualquer estágio do negócio.
Imprimir