Em meio às tarefas da rotina de um empreendedor, uma das mais recorrentes é a busca por oportunidades para aumentar o fluxo de vendas do seu negócio. Por isso, é importante conhecer as épocas e motivos que incentivam os compradores, como as promoções de Black Friday.

O evento ocorre toda última sexta-feira de novembro e, apesar de ter sido criado nos Estados Unidos, no Brasil, a aderência das pessoas aumenta todos os anos. Para se ter uma ideia, em 2017, o faturamento chegou a R$ 2,1 bilhões, um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais aspectos que você deve considerar para elaborar uma campanha de Black Friday de sucesso. Confira!

DEFINA QUAIS DESCONTOS SERÃO OFERECIDOS

Essa é a recomendação mais básica, porém fundamental para o sucesso. Afinal, como a grande maioria dos compradores pretende fazer aquisições apenas se encontrar bons descontos, sem abatimentos interessantes, sua empresa pode não vender muito.

Portanto, faça um inventário e verifique quais produtos ou serviços da sua empresa podem entrar em promoção ou quais itens são largamente procurados e podem atrair mais clientes. Aproveite e confira se o seu estoque está de acordo com a projeção de vendas para a data ou se você precisa de mais mercadorias.

Como a campanha deve servir para você vender mais, sem sair no prejuízo, analise a margem de lucro e tente negociar condições especiais com seus fornecedores para manter os descontos desejados. Aqui, planejamento estrutural, logístico e financeiro são fundamentais!

DETERMINE AS REGRAS DA CAMPANHA

Como mencionamos, as pessoas que compram na Black Friday esperam bons descontos, mas também podem chegar ao seu site bastante “desconfiadas”. Por isso, defina claramente as regras da sua campanha e deixe o consumidor bem informado sobre o funcionamento.

Nesse aspecto, determinar fatores como as políticas de troca e as condições de entrega (seja ela gratuita ou não), por exemplo, são táticas essenciais.

ESTABELEÇA O PERÍODO DA CAMPANHA

Outro ponto importante é definir o tempo de validade da sua campanha. Algumas empresas focam seus descontos apenas no dia, enquanto outras preferem abranger as promoções também para o final de semana — chamado de Black Weekend.

Essa determinação vai depender das suas condições de estoque, da preparação da sua equipe e dos diferenciais que você se comprometeu a oferecer.

PENSE NA DIVULGAÇÃO DA BLACK FRIDAY

Com todos os passos anteriores concluídos, é hora de deixar o seu público conhecer as suas ofertas. Pense nos meios comunicação que você vai utilizar para falar com a sua audiência — redes sociais, e-mails, anúncios pagos, entre outros.

Sabendo disso, você poderá elaborar um cronograma de publicações. Comece elaborando as imagens promocionais para as redes sociais, textos explicativos, banners e CTAs para o site. Depois, defina quando cada peça irá ao ar e passe a avaliar o interesse do público.

FACILITE O PAGAMENTO

Você não quer que o cliente escolha o seu produto e, na hora de pagar, não encontre uma opção que lhe agrada, não é mesmo? Se você só aceita meios de pagamento em cartão, pode ser que aderir ao boleto amplie as suas possibilidades de venda.

Pense também na opção de dividir o valor em dois cartões, aumentar a quantidade de bandeiras e outras facilidades que podem agradar o consumidor. Tenha em mente que essas estratégias não precisam durar o ano inteiro, mas podem ser o diferencial para que a sua empresa conquiste novos clientes.

Como você viu, as promoções de Black Friday podem ser o impulso que você precisa para aumentar as suas vendas e o seu faturamento de final de ano. Então, lembre-se de preparar a sua campanha, divulgar os seus produtos e preparar a sua equipe para essa data tão promissora.

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