As pessoas precisam de malas. Afinal, sem elas, fica difícil viajar carregando muita coisa. No entanto, a bagagem ocupa muito espaço e pode ser complicado achar um lugar para guardá-las em casa.
Uma alternativa para quem não quer ter o guarda-roupa invadido pelas bagagens é o Rent a Bag, uma plataforma de aluguel de malas criada pelo casal paulista Domingos Coppio e Rosângela Casseano.
A inspiração veio de um negócio americano chamado Zylok. “Eles eram uma plataforma de aluguéis de diversos produtos. Percebemos que era uma boa ideia, mas decidimos oferecer o compartilhamento de um tipo de produto apenas: malas. Vi que havia poucos negócios do tipo no Brasil e seria uma oportunidade interessante”, diz Coppio.
O serviço foi oficialmente lançado em 2015. A princípio, entrou na trajetória comumente seguida por startups. Recebeu um aporte e chegou a participar do Encontre um Anjo, projeto de Pequenas Empresas & Grandes Negócios que conecta empresas a investidores.
Posteriormente, posicionou-se como uma franquia. Segundo Coppio, para facilitar a expansão da rede. “Somos de São Paulo e enviar as malas para outras cidades de avião, por exemplo, inviabilizaria o serviço por causa dos custos”, afirma. Hoje, a empresa está nas principais cidades brasileiras.
O aluguel funciona assim: os interessados procuram a Rent a Bag pelo site, e-mail ou telefones de contato. A empresa entrega a mala antes da viagem e a busca depois da chegada.
O preço do serviço começa em R$ 105 por dia, para malas pequenas em um pacote de cinco dias. O custo não sobe muito de acordo com o tamanho da bagagem ou com o período de locação. Por exemplo, quem fica com uma das malas grandes da Rent a Bag por um mês paga R$ 150.
O valor cobrado já tem seguro incluso. As malas usadas pela empresa são da Samsonite, marca referência neste setor.
Em novembro do ano passado, Coppio e Rosângela lançaram um outro serviço: a Wine Bags, especializada no aluguel de malas para o transporte de vinhos. “Percebemos que os amantes da bebida fazem isso com muita frequência e decidimos entrar neste mercado”, diz.
Para a Wine Bags, os empreendedores criaram uma espuma, que é colocada em uma mala convencional e tem aberturas para as garrafas. “A espuma absorve qualquer impacto e permite que os vinhos sejam transportados sem problemas”, diz Coppio. Segundo ele, a material foi patenteado por ele no Brasil.
No ano passado, a Rent a Bag faturou R$ 240 mil. No primeiro trimestre deste ano, impulsionada pela Wine Bags – que vem fazendo sucesso, de acordo com Coppio – o faturamento já chegou a R$ 120 mil.
Atualmente, de acordo com o empresário, a empresa está testando uma nova modalidade de aluguel. Batizado de “classe econômica”, o objetivo do serviço é oferecer malas a preços mais baixos – de pouco mais de R$ 5 ao dia – mas com algumas diferenças em relação à modalidade convencional da empresa.
“Na ‘classe econômica, vamos fazer um ‘aluguel patrocinado’ por empresas. Queremos colocar uma capa na bagagem com anúncios. Neste caso, também pediremos para o cliente buscar e levar a bolsa até nossa unidade mais próxima”, afirma Coppio.