Vivemos um tempo em que é possível ter acesso a quase todos os produtos e serviços pela internet. No entanto, marcar uma consulta médica online nem sempre é possível – especialmente em casos de pequenas clínicas. Se por um lado é relativamente fácil encontrar informações sobre alguém na internet, por outro é difícil encontrar dados e opiniões sobre médicos. Por isso, é complicado saber se um determinado profissional é bom (ou não) sem conhecê-lo primeiro.

Mas um médico espanhol propõe uma solução para esses dois problemas: Frederic Llordachs i Marques, de 50 anos. Ele é o fundador do Doctoralia, uma empresa que funciona como uma rede social da saúde.

Antes de criar o Doctoralia, Marques trabalhou em várias vertentes do mercado da saúde. Foi médico, atuou em uma empresa farmacêutica, passou por seguradoras de saúde e foi sócio de uma clínica. “Costumo dizer que joguei em todas as peças do tabuleiro da saúde”, afirma.

Durante sua carreira, Marques percebeu que seria interessante um canal online para o agendamento de consultas. Decidiu, então, criar uma solução para essa demanda. Em janeiro de 2007, ele colocou o Doctoralia no ar. “Nem acho que o serviço era uma necessidade significativa dos médicos e pacientes. Mas vale lembrar que surgimos no mesmo ano em que a Apple lançava o primeiro iPhone. Esperávamos que as pessoas fariam muito mais coisas pela internet e nosso palpite foi certeiro”, diz Marques.

Hoje, hospitais e clínicas maiores já oferecem o agendamento online, mas pequenos consultórios não têm os recursos tecnológicos necessários para contar com essa comodidade. “Nossa meta é atingir e ajudar esse nicho”, diz o fundador.

Dois anos após a fundação da empresa, outra funcionalidade foi adicionada: médicos ganharam o direito de escrever sobre si na plataforma, a fim de divulgarem seus trabalhos. Em 2012, foi a vez de os pacientes poderem escrever sobre o que acharam de um determinado profissional. “Desde então, é possível escrever sobre como foram tratados e o que sentiram ao estar com um médico, além de dizer se o recomendam ou não.”

Contra as fake news
Mais recentemente, o Doctoralia também permitiu que os usuários enviassem perguntas sobre seu estado de saúde. As respostas são dadas pelos médicos cadastrados no serviço.

Segundo Marques, essa funcionalidade é importante porque combate notícias falsas ou imprecisas sobre doenças. “Há muita informação incorreta na internet. Acredito que cumprimos um papel social importante ao oferecer conteúdos criados por quem mais entende de saúde: médicos. Todas as respostas são de profissionais que existem, que podem ser encontrados. Temos informações de confiança”, afirma o empreendedor.

Expansão internacional
O Doctoralia começou atuando em Barcelona, cidade natal de Marques. Posteriormente, foi para outras regiões da Espanha e também chegou a países vizinhos como Portugal e Itália. A partir daí, a expansão internacional tomou duas rotas: a primeira, em direção à América Latina, com atuação em países como Argentina, Colômbia, Peru e Brasil, onde está oficialmente desde outubro do ano passado.

Segundo Marques, o mercado brasileiro é prioritário para o Doctoralia. “O país é enorme e merece o nosso esforço. Além disso, enxergamos o Brasil como o lugar perfeito para comandarmos as operações da América Latina e também de Portugal”, diz o médico e empresário.

Quando chegou ao Brasil, o Doctoralia tinha um time de 30 pessoas. Em pouco mais de um ano, a equipe cresceu bastante e chegou a cerca de 200 funcionários. Segundo Marques, a crise econômica do país não atrapalhou o negócio. “Às vezes, parece que nós acreditamos mais no país do que os próprios brasileiros”, diz Marques, que estima que sua empresa contrate seu colaborador número 400 no Brasil até o fim de 2019.

Já a segunda frente de internacionalização está na Europa Central, consolidada após a Doctoralia comprar uma empresa polonesa chamada Docplanner. Hoje, a startup de Marques também atua neste país e também na República Tcheca e na Eslováquia. Nessas nações, o nome do serviço é outro – na Polônia, por exemplo, a operação se chama ZnanyLekarz.

O Doctoralia é um serviço gratuito para os usuários. Médicos também podem escrever sobre si e responder perguntas dos pacientes sem pagar nada. O serviço de agendamento de consultas, entretanto, é cobrado.

A empresa não revela faturamento, mas informa que suas páginas em todo o mundo são vistas mais de 360 milhões de visualizações, sendo que 33 milhões vêm do Brasil. Cerca de 70 mil agendamentos de consultas são realizados pela plataforma a cada 30 dias, de acordo com Marques.

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