Nossa História

Associação Comercial de Praia Grande.

Devido a problemas com as importações e exportações que os comerciantes enfrentavam, iniciou-se a ideia de ser criada uma Entidade que representasse toda a categoria, pois sozinhos não conseguiam alcançar preços nas exportações, nem tampouco tinham influência com os governantes da época.

Início

Assim sendo, os comerciantes deram início a várias reuniões, onde elaboraram seu Estatuto Social e em Assembléia Geral decidiram instalar no País a primeira Associação Comercial, que até hoje funciona em favor dos seus afiliados; estamos falando da Associação Comercial de Santos, fundada em 22 de Dezembro de 1.870, com sede à rua XV de Novembro, número 137, Santos – São Paulo.

Após a criação da Primeira Associação Comercial, várias outras cidades foram instalando suas associações comerciais, e em 08 de junho de 1.912 instala-se na cidade do Rio de Janeiro a Federação das Associações Comerciais daquele estado, sendo que após os 27 estados criarem suas Federações, em 19 de março de 1.963 foi criada a Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

As Diretorias das Associações Comerciais começaram a ter de resolver os problemas da categoria, e entre eles o problema da inadimplência , e foi pensando em proteger o comércio em geral que a Associação Comercial de São Paulo, instalou o primeiro banco de dados no País, fato que aconteceu em julho de 1.955, com a criação do Serviço Central de Proteção ao Crédito – S.C.P.C.-., sendo que essa sigla é exclusiva das associações comerciais e sigla -S.P.C.- é de uso dos -CDLs- que foi instalado na cidade do Rio de Janeiro em 04 de novembro de 1.955.

Baixada Santista

Na Baixada Santista foi instalado o Serviço de Proteção a Crédito em 29 de outubro de 1.959, pelo Sindicato do Comércio Varejista. Sendo ainda Praia Grande um bairro de São Vicente; a Associação Comercial só foi instalada após a Emancipação Político-Administrativa da cidade. Em 30 de maio de 1.967 quando comerciantes locais instalaram a Associação Comercial.

Após a fundação, várias Diretorias se passaram até a construção da sede própria da Entidade, e na gestão do Ex-Presidente José Bestileiro Lopes -Pépe do Paraiso- instalou-se o S.C.P.C. , em novembro de 1.983, sendo assim a primeira Associação Comercial do litoral a prestar mais esse serviço.

O Serviço Central de Proteção ao Crédito foi sendo gradativamente ampliado e modernizado, a Associação Comercial de São Paulo passou a ser o maior banco de dados da América do Sul, nosso sistema está ligado diretamente com São Paulo nossa consulta é de caráter nacional, sendo que a resposta é dada imediatamente, e de várias formas, seja através de nossos atendentes, pelo Sistema de Resposta Audível ( U.R.A.), ou mesmo via Internet. Estamos portanto aptos a atendê-los das mais diversas formas, pois a Diretoria vem investindo cada vez mais na informatização e modernização do sistema. Venham conhecer os serviços prestados pela Associação Comercial de Praia Grande.