O Dia Nacional da Alimentação está chegando e o Conselho de Segurança Alimentar de Praia Grande já está planejando uma semana inteira de atividades. Na última reunião, realizada no dia 19, na Casa dos Conselhos, contou com representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para decidir quais ações o Município irá realizar. O objetivo da semana é promover ações que espalhem e ensinem sobre a alimentação saudável.

A comemoração nacional é feita em 16 de outubro, porém, o assunto merece destaque e será discutido a semana inteira, tendo início no dia 15 e se prolonga até o dia 19.

O cronograma de atividades para a semana ainda não está completamente fechado, porém, a Secretaria de Educação já confirmou a realização de quatro capacitações com merendeiras nos dias 15 e 18. Com a responsabilidade de preparar a refeição de diversos alunos todos os dias, elas devem ter cada vez mais preparo para lidar com alimento.

Este ano, o tema específico das capacitações será o tratamento de pratos com maior rejeição pelas crianças, como por exemplo, o peixe. Contando com testes práticos e teóricos, as merendeiras aprenderão diferentes formas de tratar esse alimento e incentivar o consumo dele nas escolas.

Já a Secretaria de Saúde vai promover a alimentação saudável através de peças de teatros que serão realizadas pelo grupo Arte Saudável. O intuito é tratar de forma lúdica um assunto sério e necessário. Essa ação acontecerá na Academia de Saúde do Maracanã e ainda não tem data definida e todas as outras academias estão convidadas para participar.

A Secretaria de Assistência Social ainda não confirmou o cronograma e em breve divulgará atividades para a Semana da Alimentação.

Atendimento – A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.

Imprimir