Os bons empreendedores sabem que o sucesso de uma empresa não está ligado somente à quantidade de dinheiro que ela movimenta no mercado. Na verdade, boa parte do êxito de um negócio está relacionada ao empenho despendido pelos colaboradores nas suas atividades diárias. E reconhecer essa variável é fundamental para o funcionamento de qualquer organização.

É por isso que, na busca por motivar e engajar as equipes, muitas empresas não dispensam uma boa festa de confraternização, especialmente as de final de ano — que podem ser desde um happy hour até um evento maior, como almoço ou jantar.

Além de ser uma maneira de dar importância aos valores pessoais do indivíduo, essas festividades servem para reconhecer o esforço e colaboração de cada um para o cumprimento das metas e objetivos do negócio.

Trouxemos este material com os cinco principais benefícios dessas comemorações e como elas podem impactar a vida dos colaboradores em relação à empresa. Confira!

1. PROMOVE A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES

Embora muitas pessoas passem mais tempo no trabalho do que em qualquer outro local, é comum que a maioria não tenha a oportunidade de se relacionar com colegas de outros setores. Uma festa de confraternização é a ocasião perfeita para reduzir essa distância, promovendo uma maior integração entre o pessoal.

A organização pode atingir esse propósito ao elaborar atividades que estimulem esse convívio, como brincadeiras, gincanas ou um amigo-secreto. Ao incentivar essa mistura, você estimula as pessoas a criarem laços umas com as outras, o que também impulsiona as chances de sucesso da empresa.

2. REFORÇA A CULTURA ORGANIZACIONAL

Eventos são oportunidades únicas para reforçar a cultura organizacional. Eles ajudam a reforçar os valores que norteiam a postura do negócio quanto às políticas de trabalho, valorização dos colaboradores, práticas de atendimento ao cliente, hábitos de comunicação interna, valores, visão e missão da organização, entre outros.

Além disso, essas comemorações são momentos propícios para reconhecer ou destacar as equipes ou indivíduos que praticam cada um desses conceitos no seu dia a dia de trabalho. Isso incentiva um maior comprometimento com a cultura da empresa e tem um efeito multiplicador diante do grupo.

3. ESTIMULA A VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES

Quando a organização faz todo um esforço e reserva uma quantia de seu orçamento para proporcionar uma confraternização com os colaboradores, os profissionais entendem esse gesto como uma valorização do capital humano.

Essa iniciativa é vista como um reconhecimento dos esforços que cada pessoa empregou ao longo do ano para o crescimento da empresa. Nesses eventos, ainda é possível agradecer a dedicação dos funcionários e, ainda, prestar homenagens, gerando sentimentos de pertencimento e engajamento.

4. INTENSIFICA A RELAÇÃO FUNCIONÁRIO-EMPRESA

Ninguém quer trabalhar em um lugar onde não se sente valorizado. Pelo contrário, os colaboradores desejam sentir que sua contribuição diária tem valor para a empresa. Não é raro ver pessoas que trabalham há anos no mesmo local, justamente pela forte relação que têm com o negócio.

As festas de fim de ano servem para gerar reciprocidade, onde o profissional entende que ele é tão importante para a empresa quanto a empresa é para ele. Ao mesmo tempo, esses eventos também representam o encerramento de um ciclo, motivando os colaboradores a elevarem seu nível de performance e gerar mais produtividade e lucratividade.

5. ESTABELECE UM EQUILÍBRIO ENTRE EXIGÊNCIAS E RESULTADOS

Ao longo do ano, o colaborador tem que lidar com muitas exigências, reuniões, cobranças, pressões por resultados e muitas demandas. É claro que todo profissional maduro sabe lidar com essas situações. No entanto, quando ele percebe que o sucesso da organização é celebrado em conjunto, sente que vale a pena se esforçar ainda mais para obter conquistar os objetivos propostos pela empresa.

Uma festa de confraternização é uma excelente oportunidade para que sua empresa engaje seus colaboradores e colha resultados cada vez mais positivos. Nessas ocasiões, você não precisa estourar o seu orçamento e ainda tem a chance de transformar seus colaboradores em fãs do negócio!

Imprimir