Você ainda acredita que a venda termina com a entrega do produto? Então este post é para você. Nosso objetivo é convencê-lo de que esse processo é muito mais complexo do que isso. Neste texto, vamos falar sobre o pós-venda, uma das etapas mais importantes na jornada do cliente e que deve ser incorporada na sua estratégia.

O pós-venda é indispensável para trabalhar na satisfação e fidelização dos clientes. Afinal, eles estão mais exigentes do que nunca e, por isso, esperam um atendimento de qualidade na sua empresa. A seguir, resolvemos trazer quatro dicas especiais para que você melhore esse processo no seu negócio. Confira!

1. LEVANTE DADOS SOBRE O CLIENTE
Em primeiro lugar, é importante sempre levantar dados a respeito da sua clientela. Assim, você desenvolve um atendimento personalizado na hora do pós-venda, pois analisa o histórico do cliente e descobre exatamente quais são as suas necessidades.

Como fazer isso? Um bom começo é investir no CRM (Customer Relationship Management). A ferramenta tem como objetivo coletar e armazenar os dados da clientela, que posteriormente serão usados para realizar um atendimento mais focado. A tecnologia, portanto, assume um papel vital no pós-venda.

2. UTILIZE CANAIS ACESSÍVEIS
Outra dica importante é estabelecer canais de comunicação acessíveis. Nesse ponto, é preciso destacar que você não deve se ater à quantidade dos canais disponíveis, mas à qualidade. O cliente precisa ser atendido de maneira rápida e deve sair com todas as suas questões resolvidas.

O e-mail certamente é uma boa opção, além do tradicional call center. No entanto, caso queira fugir do óbvio, existem uma série de alternativas para fazer esse atendimento. Como exemplo, podemos mencionar os chatbots, máquinas que automatizam o atendimento nas empresas. São muito utilizadas no Messenger do Facebook ou na página das organizações.

3. FOQUE NA EMPATIA
Para atender melhor o cliente, é importante sempre trabalhar com empatia, certo? Afinal, é se aproximando do consumidor e entendendo as suas dores que trabalhamos na receptividade e na personalização do tratamento. Para isso, nós temos a técnica rapport (trazer para perto), muito utilizada atualmente.

Basicamente, a ideia é falar a mesma língua que o seu público. Pensamentos, posturas, formas de tratamento, enfim, reproduziremos justamente aquilo que o cliente é. Além disso, é preciso entender as necessidades deste, para que, então, realmente possamos atendê-lo de acordo com o esperado.

4. CONCRETIZE A FIDELIZAÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam, o pós-venda não está apenas ligado ao atendimento ao consumidor. Na verdade, estamos falando de um conjunto de ações que devem ocorrer depois que uma venda é concluída. Isso inclui programas de fidelização, por exemplo.

Portanto, nossa última dica é desenvolver um programa de fidelidade. A ideia é recompensar o cliente pelo seu histórico com a empresa, oferecendo descontos, brindes ou produtos, caso ele cumpra as exigências do programa. É uma forma de gamificar o consumo, melhorar o pós-venda e garantir a fidelização.

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