Às vezes parece que a fila de emails, pilhas de papéis ocupam o dia a dia de nossa empresa e não temos tempo para mais nada. Ficamos presos na mesmice.
Quem tem tempo para a criatividade ou inovação? Só vai significar mais trabalho e mais pressão. No entanto, a criatividade é provavelmente apenas o que você precisa para sair desta rotina e crescer. Uma oportunidade para ser original e criativo para brilhar, para energizar, reinventar. Para pensar e criar um novo futuro.
Nesta época de crise e perturbação, uma cultura de inovação é uma das principais razões para o sucesso de muitas empresas de rápido crescimento.
As empresas criativas usam o pensamento criativo para atacar os problemas de todos os tamanhos e inovar, enquanto que muitas outras empresas ainda têm medo de aproveitar a criatividade. Uma vez que vivemos em um mundo de negócios que muda tão rapidamente, que é difícil acompanhar a concorrência. Como desenvolver uma cultura de inovação?
Pensar criativamente e promover uma cultura de inovação são uma vantagens competitivas para qualquer empresa.
Aqui está o que você pode fazer para desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa:
- Tenha a Paixão como combustível: Com uma equipe apaixonada e comprometida, um cronograma realista e propósitos alinhados, você pode realizar qualquer coisa.
- Conheça o seu mercado: Conhecimento é poder nos negócios. Fique a par de que a concorrência está fazendo, o que a mídia está dizendo e como os hábitos de consumo estão mudando.
- Aprenda com outros setores: Leia diversos livros e assista vários meios de comunicação e continue a aprender sobre os desafios mais amplos e oportunidades causadas por ruptura tecnológica em todos os setores.
- Pense fora da caixa: A inovação é sobre exploração de uma lacuna não enxergada ainda pelo mercado. Foco nas necessidades do seu cliente Como você pode atender e exceder as suas expectativas? Para ser a primeira a comercializar você tem que ousar ser diferente!
- Fique focado: Seja muito claro sobre o que você quer e como você vai chegar lá. Obstáculos são as coisas que você vê quando perde de vista seu objetivo. Desafie os pensamentos negativos.
- Nunca desista: Como Steve Jobs disse a famosa frase: “Continuem com fome, continuem bobos”, que significa nunca estar satisfeito, e sempre seguir em frente. Pesquisas mostra que você precisa, pelo menos de 50 ideias para obter 10 potenciais projetos, dos quais apenas dois serão bem sucedidos, por isso não desanime se as suas ideias iniciais não são um sucesso .
- Maximize a diversidade: Criar oportunidades para “colisões humanas positivas”. Conectando as pessoas com culturas e pensamentos diversos dará mais chance de ideias inovadoras.
- Celebre e premie ideias: Se você quer que sua equipe seja criativa, você precisa criar um ambiente para premiar estas atitudes. E lembre-se de que as ideias criativas precisam fazer sentido e devem ser implementadas, Ideias sem um plano de implementação são de pouco valor. O que vale e a execução posterior.
- Seja corajoso e abrace falhas: Na maioria das empresas, as pessoas têm tanto medo de cometer erros que elas nem tentam. Todo grande empreendedor falhou muitas vezes no caminho para o sucesso.
- Faça perguntas e seja curioso: Explorar ativamente o ambiente, desafiar o “status quo” e investigar novas possibilidades. Faça perguntas como: E se? Por que não? O que será necessário para fazer este trabalho? Quem vai fazer isso? Quanto tempo e orçamento são necessários? Olhe para o que você já está fazendo dentro de seu negócio. Você pode melhorá-lo? Em que sentido?
- Seja flexível e adaptável: Os inovadores podem lidar com a incerteza, iniciar novos projetos e são capazes de ajustar o “plano de jogo”, conforme necessário. Esteja preparado para mudar o rumo (pivotar) para atender as mudanças de circunstâncias e necessidades dos consumidores.