A vida de Camila Coelho, 30 anos, começou a mudar em 2010, quando a mineira de Virginópolis postou alguns vídeos com dicas de maquiagem no YouTube. Na época, ela trabalhava como maquiadora da marca Dior dentro de uma loja de departamentos da Macy’s, em Boston. A conquista da audiência aconteceu aos poucos.
Foi só depois que ela lançou seu blog Super Vaidosa, em abril de 2011, que o negócio deslanchou. Em 18 dias, os posts sobre moda e beleza acumularam 180 mil visualizações. “Foi nesse momento que decidimos nos concentrar no negócio”, diz o marido, Ícaro Coelho, 30 anos, que toca a operação ao lado de Camila.
Concentração é um fator decisivo no sucesso da influenciadora. “Camila vive o Instagram, trabalha sem parar, responde pessoalmente milhares de comentários. Não existe uma bola de publicidade que eu toque para ela que não vire gol”, afirma a empresária Alice Ferraz, fundadora da FHits, agência responsável pelas parcerias da influenciadora no Brasil — que, neste ano, devem render R$ 2,4 milhões.
Ainda que a influenciadora tenha um canal de sucesso no YouTube, o Instagram representa entre 40% e 50% de seus negócios. Seu produto mais barato na rede social — um único post para uma marca — custa R$ 25 mil. Mas hoje ela só faz uma campanha se o projeto incluir pelo menos seis postagens.
“O mais importante é aprender a dizer não — para projetos que não têm a ver com você, por exemplo. A confiança dos seus seguidores vale ouro”, diz Camila, que mora em Boston, mas vive em trânsito. Nos últimos meses, viajou a trabalho para Los Angeles, Paris, Mônaco, Ibiza e Cartagena. A última novidade: neste mês, a grife francesa Lancôme lança uma coleção de batons com o nome da brasileira.