O jundiaiense Rafael Camargo vem de uma família de empreendedores. Há mais de 30 anos, seu pai fundou o Grupo Marca Mix, fábrica de utensílios de cozinha que faturou R$ 30 milhões em 2017. Com o sucesso da fábrica, Camargo, agora responsável pela gestão do grupo, decidiu aproveitar a expertise do negócio para criar uma nova empresa.

Lançou em todo o estado de São Paulo a Moda do Chef, empresa que vende utensílios de cozinha, tanto no modelo porta a porta quanto na tradicional loja física. A empresa, fundada em novembro, tem faturado R$ 100 mil mensais.

Camargo afirma que viu na crise uma oportunidade de negócio. “Percebi muitas pessoas desempregadas e pensei em estruturar uma ideia que atendesse esse público”, diz o empreendedor de 36 anos.

Para tirar o projeto do papel, investiu cerca de R$ 1 milhão e meio. “Fizemos uma loja conceito, estruturada para ministrar cursos de gastronomia e eventos.” São 400 m² de loja, que tem como sede a cidade de Jundiaí.

Ao todo, a empresa oferece mais de 2 mil produtos em seu portfólio – que vão desde aventais até utensílios para cozinhas profissionais. Segundo o empreendedor, todos vêm da fábrica criada pelo seu pai. “Para nós, a logística fica muito mais simplificada, porque somos os nossos próprios fornecedores.”

Em relação ao modelo de porta a porta, a empresa disponibiliza quatro kits de utensílios para os revendedores. Os modelos vão de R$ 60 a R$ 1.180.

Em quatro dias de Feira do Empreendedor, a Moda do Chef recebeu mais de 400 cadastros finalizados de pessoas interessadas em adotar o modelo. Para Camargo, a expectativa é que a empresa atinja todo o estado de São Paulo neste primeiro ano de negócio.

Imprimir