Para que uma sociedade funcione da melhor forma possível, as pessoas precisam de regras. A governança corporativa também trabalha dessa maneira, com normas aplicadas ao empreendimento, que oferecem uma rotina às práticas realizadas, fazendo com que tudo seja mais produtivo, transparente e autônomo.

Neste post, você entenderá mais profundamente o que é e como funciona a governança corporativa e como ela pode ser aplicada ao seu negócio!

 

COMO FUNCIONA A GOVERNANÇA CORPORATIVA?

O principal objetivo é aprimorar os processos, dando maior agilidade à administração da empresa. Isso quer dizer que precisam ser criadas estratégias e tomadas de decisão importantes para iniciar um novo projeto.

Algo que costuma acontecer muito dentro de uma empresa e que esse conceito resolve é, por exemplo, o impasse entre os sócios. Em outras palavras, a governança corporativa consegue deixar a casa em ordem.

Dessa forma, fica bem mais fácil receber investidores a qualquer momento ou mesmo pedir um empréstimo numa instituição financeira. Auxilia, até mesmo, nas decisões mais simples, como a escolha das pessoas que participarão de determinada reunião ou quem votará.

 

COMO APLICAR A GOVERNANÇA CORPORATIVA NA MINHA EMPRESA?

Agora que você já sabe o que é governança corporativa e a importância que ela tem para qualquer empresa, descubra como implementar esse conceito de forma prática no seu negócio.

 

MONTE UMA HIERARQUIA CLARA

Um funcionário que precisa responder a dois ou mais departamentos acaba não fazendo um bom trabalho em nenhum deles. Isso porque nós precisamos de foco e ter dois chefes para responder pode causar uma grande confusão.

Sendo assim, todos os empregados devem saber, de forma clara em suas mentes, a quem reportar e quem é o chefe direto. Essa hierarquia precisa ser aplicada em todos os setores da empresa, desde o chão de fábrica até o posto mais alto, que é o presidente.

 

MANTENHA O REGISTRO DE TODAS AS REUNIÕES

Em qualquer reunião realizada em sua empresa, ainda que seja para discutir algo que pareça insignificante, uma ata deve ser gerada. Nesse documento ficará registrado tudo o que foi discutido naquele momento, quem falou o que, quem deu a ideia “x”, quem votou em que e outras informações significativas.

Todos esses registros deverão ser arquivados, de forma que sejam fáceis de serem encontrados quando necessários. Pode ser importante voltar ao início quando, por exemplo, há um erro em algum projeto.

 

CRIE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

Ter consciência sobre os impactos que as ações do seu negócio exerce na sua equipe e também na sociedade é ter responsabilidade corporativa. Assumir falhas e modificar o que está errado pode melhorar a vida de outras pessoas e isso passa uma imagem boa da sua empresa para o mundo.

Pode ser que você ainda esteja se perguntando porque aplicar esse conceito na sua empresa. Existem bons motivos, como evitar abuso de poder, erros de planejamento e de estratégia e, principalmente, fraudes internas.

Além disso, uma empresa que implanta a governança corporativa de forma correta consegue atrair muito mais investidores para o negócio.

Imprimir