Manter a inadimplência baixa ainda é um dos grandes desafios de empresas que dependem de pagamentos mensais para tornar o seu negócio sustentável. No entanto, a mesma dificuldade em receber as dívidas também é encontrada na hora de cobrar os devedores, por isso, conhecer algumas estratégias de cobrança é importante para evitar futuros constrangimentos.

Como você sabe, realizar um único telefonema não é suficiente para reduzir a inadimplência. É preciso usar estratégias eficazes que transformam as cobranças em oportunidades, aumentando a recuperação de valores devidos para manter a saúde financeira da empresa.

Continue a leitura e confira nossas dicas sobre estratégias de cobrança e mude este cenário!

FAÇA A ANÁLISE DE CRÉDITO ANTES DE VENDER

Cada cliente possui um histórico de compras e este deve ser analisado pela empresa antes de efetuar a venda. A melhor maneira de fazer isso é consultar os serviços de crédito, para certificar-se que de não existem pendências ou restrições financeiras no nome do cliente.

Além disso, verificar esse histórico também pode ajudar sua empresa a reduzir os riscos de vender para futuros inadimplentes.

TENHA UM SISTEMA DE GESTÃO AUTOMATIZADO

Ter um fluxograma que determine cada processo de cobrança realizado pela sua empresa é importante para reduzir a inadimplência.

Com esta organização, o seu sistema de gestão terá dados claros sobre os métodos de cobrança aplicados pela empresa, sejam eles efetuados por e-mail, SMS, telefone ou correspondência, por exemplo. Contudo, mantenha cada etapa automatizada para evitar falhas ou cobranças errôneas enviadas aos clientes.

ACOMPANHE OS NÚMEROS COM FREQUÊNCIA

Apesar de a tecnologia oferecer o melhor suporte por meio do sistema de gestão, é indicado que um profissional acompanhe os números diariamente a fim de compreender o número total de inadimplentes.

Fazer este acompanhando ainda envolve outros aprendizados, sendo fundamentais para criar ou apontar a raiz do problema em questão. No entanto, não se esqueça de acompanhar não somente as métricas, mas os relatórios que proporcionam uma visualização maior do próprio negócio.

TENHA UMA RÉGUA DE COBRANÇA EFICIENTE

Manter uma régua de cobrança é interessante para determinar espaços de tempo e formas de recordar seu cliente sobre o pagamento, reduzindo as chances de possíveis atrasos pelo esquecimento.

Vale lembrar que, esses meios servem para entrar em contato com o cliente pelos canais disponíveis, alertando-o sobre os próximos pagamentos de uma forma prática e automatizada.

OFEREÇA UMA ÁREA DO CLIENTE EM SEU SITE

Muitas vezes, os clientes se tornam inadimplentes simplesmente porque não conseguem atualizar os seus boletos de uma forma mais eficiente. No geral, facilitar o recebimento também inclui disponibilizar meios para que o próprio cliente acesse uma plataforma e solucione sua pendência com mais praticidade.

Nesta área, ele poderá negociar valores, alterar data de vencimento, atualizar cartão de crédito para cobrança automática, entre outras vantagens. Com esta facilidade em mãos, seu número de inadimplentes cairá drasticamente.

FAÇA ACORDOS E CONCEDA DESCONTOS PARA PAGAMENTOS À VISTA

As negociações são boas alternativas para quem deseja pagar suas dívidas. Todavia, deixe claro que sua empresa está disposta a reduzir juros, fazer parcelamentos, entre outras estratégias de cobrança que podem amenizar a inadimplência e salvar a saúde financeira do seu negócio.

Outra grande vantagem é oferecer descontos para os clientes que pagarem à vista, sendo uma boa opção para ambos os lados.

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