Cerca de 50 representantes da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande participaram da Conferência Intermunicipal de Educação da Baixada Santista, o Conae 2018. O evento ocorreu no mês de abril. No primeiro dia, o grupo assistiu à palestra que no Teatro Municipal de Santos, ministrada pela Profª. Drª. Rosangela Aparecida Ferini Vargas Chede. No sábado, as atividades foram realizadas na Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Durante os dois dias, os representantes das nove secretarias municipais da Baixada Santista e das diretorias de ensino de Santos e São Vicente debateram sobre Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE). “Em um primeiro momento fizemos um monitoramento e avaliação das metas estabelecidas na última edição”, afirmou a Diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira.

O Conae 2018 foi a terceira edição do evento que ocorreu nas últimas duas vezes, em 2014 e 2010. Agora, o grupo de trabalho da câmara temática de educação, pertencente ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), responsável pela organização da Conferência, elaborará um documento que será encaminhado para a etapa estadual. Praia Grande terá quatro delegados na próxima fase do Conae.

“Eles irão para a etapa estadual, com a presença de mais delegados da região, defender as propostas estabelecidas pelos nove municípios da Baixada Santista”, destacou Marilena Ferreira. “As propostas que nós de Praia Grande levamos para a Conferência Intermunicipal de Educação foram elaboradas com a participação de todos os professores da rede municipal de ensino, que debateram o tema por meio da Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI)”.

Imprimir