Caminhar pelas ruas da região em que você mora, cumprimentar os vizinhos e comprar tudo aquilo que precisa. Essa cena é típica de quem frequenta e valoriza o comércio de bairro.
Para Juarez de Paula, gerente de Comércio do SEBRAE, a principal vantagem competitiva dos comércios de bairros é a proximidade. “O cliente desse tipo de negócio não busca o menor preço, mas a conveniência”, diz.
Aqui na Praia Grande não é diferente, e são os pequenos e médios comércios que movimentam a nossa crescente economia e o nosso desenvolvimento social. Por isso, é tão importante investir e centralizar as nossas necessidades do dia a dia no comércio e nas empresas locais.
Um excelente exemplo de sucesso no empreendedorismo no bairro aqui em Praia Grande é a empresária Liriam da loja PINK MODA FEMININA E ASSESSÓRIOS, a loja se tornou referência no bairro Vila Antártica.
A loja já completou 14 meses de funcionamento, e a proprietária Liriam explica que através de divulgação nas redes sociais e do famoso “boca a boca” de amigos e familiares, a loja conseguiu conquistar uma clientela fiel.
“O cliente que nunca entrou em nossa loja entra e acaba gostando das peças, dos valores e principalmente do atendimento, incentivando outras pessoas a conhecerem a nossa loja.” – A Liriam também fala da importância do comércio local para os consumidores.
“O comércio de bairro é primordial porque os pequenos comerciantes de bairro que auxiliam os moradores em diversas situações práticas do cotidiano. Por exemplo: Se uma dona de casa precisa comprar sal para terminar o seu almoço, ela não precisa se deslocar até um supermercado grande de rede no centro da cidade, mas sim, pode ir até um pequeno comércio próximo a sua residência.”
Separamos algumas vantagens que só o comércio do bairro proporciona. Confira:
- Comodidade
A principal vantagem de realizar as compras no comércio do bairro é não ter que se deslocar tanto. Se você aproveita para fazer o trajeto a pé, ainda economiza no estacionamento e evita o estresse ao buscar uma vaga para o carro. Ainda é uma ótima maneira de interagir com a vizinhança.2. Atendimento customizado
Empreendedores que estão no comando de um negócio de bairro têm a vantagem de poder realizar um atendimento diferenciado. Para o gerente do Sebrae, os hábitos de compras de um cliente são informações valiosas que podem ser colhidas com facilidade. Os dados podem ser utilizados para oferecer o melhor mix de produtos para os fregueses da região.3. Relação de confiança
Muitas vezes os estabelecimentos de bairro oferecem a opção de o cliente pagar depois. Por outro lado, o empreendedor precisa prestar atenção para que essa prática não interfira nas finanças do negócio. Esse tipo de confiança resume bem a relação entre os pequenos negócios e os moradores.4. Novidades sempre
Os empreendedores de bairro têm flexibilidade para promover determinados produtos e serviços com muita agilidade. A vantagem para a clientela é ter sempre novidades e ofertas perto de casa.