As vendas do e-commerce na Black Friday, foram 31% maiores do que no mesmo período do ano passado. Segundo dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em comércio on-line, o faturamento nos dois dias somou R$ 5,11 bilhões.
Segundo André Dias, fundador da Neotrust/Compre&Confie, a Black Friday deste ano se tornou a data com maior volume de venda já registrado no país em todos os tempos. Em alguns períodos do dia, foram registrados mais de 5 mil pedidos por minuto, diz o executivo.
Na avaliação de Dias, o resultado pode ser atribuído a entrada de novos consumidores on-line, digitalização de lojas físicas e aumento do consumo de bens não duráveis. Esse movimento, continuo, levou a maior diversificação no cardápio de compras deste ano. Os consumidores compraram de smartphone até bebidas e produtos de beleza.
O levantamento registrou um crescimento de 24,7% no número de pedidos em relação a 2019, totalizando 7,6 milhões de compras on-line. E também apontou um aumento no valor médio de compra, que foi de R$ 668,70, o que representa uma alta der 5,1% em relação mesmo período do ano passado.
No ranking das categorias mais vendidas durante a promoção estão: moda e acessórios, beleza, perfumaria e saúde, artigos para casa, entretenimento e eletrodomésticos e ventilação.
As maiores receitas entre as categorias, no entanto, não acompanham a mesma do número de pedidos. No topo da lista está telefonia, seguida por eletrodomésticos e ventilação, informática e câmeras, entretenimento e móveis, construção e decoração.
Segundo levantamento da ClearSale, especializada em antifraude, o aumento de vendas levou também um crescimento na tentativas de fraudes. A empresa afirma que apenas na quinta e na sexta-feira foram bloqueados em fraudes o equivalente a R$ 42 milhões, 68% a mais do que no ano passado.