Cerca de 17% de todos os alimentos disponíveis para consumo no mundo são desperdiçados, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos motivos que agravam a situação é que estabelecimentos, como restaurantes e supermercados, precisam respeitar regras impostas pela vigilância sanitária, e jogam fora muitos produtos que estão para vencer.
Daniel Neuman, fundador da marca de chás The Gourmet Tea, convivia com o desperdício diariamente em seu trabalho. “Essa dor está presente em toda cadeia de alimentação e desperdiçar alimento é um tema muito sensível”, diz o empresário.
Em conversa com o amigo e executivo Luciano Kleiman, o empreendedor contou que queria encontrar uma maneira de minimizar esse problema. Juntos, eles fundaram a b4waste, startup que conecta empresas que estão com produtos próximos ao vencimento com consumidores que querem gastar menos. O empresário Hyung Jun Kim também entrou como sócio.
“A ideia foi atacar esse problema da maneira mais simples possível”, diz Kleiman. “Nós ajudamos a reduzir a perda de quem vende de uma forma muito simples porque basta colocar os produtos no aplicativo. Para o consumidor é bom encontrar produtos com qualidade — já que ainda não estão vencidos — com pelo menos 50% de desconto.”
O aplicativo foi lançado há dois meses, depois de quase dois anos de desenvolvimento. O investimento foi de R$ 1 milhão, especialmente na parte de tecnologia, marketing e todo desenvolvimento comercial. A expectativa é investir mais R$ 3 milhões nos próximos dois anos. Por enquanto, a empresa tem 21 parceiros comerciais.
“São supermercados e restaurantes com produtos próximos ao vencimento. Mas atendemos o varejo de forma geral, como empórios, padarias e cafés”, diz Kleiman.
A empresa também busca expandir sua atuação para outros segmentos. “Ainda que o nosso foco seja a alimentação, já temos até cosméticos à venda na plataforma. Não existe uma limitação. Qualquer mercado que tenha produtos que serão desperdiçados em função da validade gera uma conexão com o b4waste.”
Até o momento, a empresa realizou 200 vendas, com expectativa de chegar a 40 mil no final de 2021.
Kleiman reforça que é importante ter em mente que não é só o produto descartado que vira resíduo, mas também a embalagem e todo o carbono que é liberado para o transporte do item. “Ainda estamos começando. Quando pensamos em um plano de quatro a cinco anos, queremos ter mais de 2 mil varejistas cadastrados na plataforma.”