Juntos há quase 20 anos, Carolina Schiavinato, 36 anos, e Thiago Wada, 41 anos, sempre tiveram vontade de empreender juntos. A oportunidade veio com a Schiwa Cosméticos, empresa de cosméticos veganos com sede em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O casal fatura R$ 15 mil por mês com a marca.
Antes de começar o negócio, Schiavinato, farmacêutica pós-graduada em cosmetologia, trabalhou por dez anos na indústria farmacêutica. Já Wada, que cursou direito, tinha uma empresa de consultoria. Em 2016, o casal começou a fazer estudos para decidir no que exatamente desejava empreender. Um dos focos foi o mercado de cosméticos.
“Fizemos pesquisas para identificar o segmento e a filosofia da marca”, diz Schiavinato. O ponto de partida foi definir o principal pilar: entregar produtos naturais sem deixar de lado a eficácia. “A nossa proposta sempre foi disponibilizar itens de alta performance com a máxima concentração permitida de ativos que são consagrados na cosmetologia.”
A empresa foi formalizada em 2017 — mas o casal ainda demorou um pouco para lançar os produtos no mercado. “Fizemos muitos estudos para deixar o consumidor muito seguro. Não queríamos começar sem ter alguns selos que demonstrassem o nosso compromisso”, afirma a empreendedora. Eles foram certificados como veganos pelas entidades People for the Ethical Treatment of Animals (Peta), Projeto Esperança Animal (PEA) e Veganismo. A empresa também fez parceria com a EuReciclo.
Eles também criaram diversos protótipos e fizeram viagens internacionais para aprender sobre o que havia de mais novo no segmento. Enquanto isso, trabalhavam em seus empregos para poder sustentar a nova empresa — que teve um investimento de R$ 150 mil antes mesmo de começar a vender. O primeiro produto, um sérum facial, foi lançado em dezembro de 2020. No mês seguinte, mais três itens foram disponibilizados.
“Foi um grande desafio lançar a marca no meio da pandemia. Mas ficou muito claro que havia uma maior procura por hábitos mais saudáveis, incluindo cosméticos mais naturais. Já estávamos com todos os selos, e parecia o momento certo”, diz Wada.
A estratégia foi fazer uma live de lançamento com alguns influenciadores de Ribeirão Preto, que receberam os itens para testar e divulgar nas redes sociais. A empresa também enviou os produtos para médicos dermatologistas conhecerem a novidade. As vendas começaram pelo e-commerce próprio, mas os empreendedores também investiram no B2C para disponibilizar os produtos em locais como spas, clínicas dermatológicas e drogarias.
Para demonstrar o aspecto sustentável do negócio, A Schiwa Cosméticos também utiliza papel reciclado ou papel semente — e as embalagens também são feitas de materiais reciclados.
A previsão de faturamento para o ano de 2021 é de R$ 200 mil. A ideia é lançar outros produtos em breve (especialmente de maquiagem) e impulsionar cada vez mais a presença no ambiente virtual, com investimento em marketing digital. A expectativa é mais ambiciosa para 2022, quando o casal espera faturar R$ 500 mil.