Um dos trabalhos da Subsecretaria de Ações e Cidadania de Praia Grande é auxiliar entidades, prestar apoio e suporte em assuntos relacionados à Administração Municipal, incluindo a regularização. Na última semana, o setor fez uma visita a ONG Maternidade Solidária, que realiza um trabalho junto às gestantes em situação de vulnerabilidade social de Praia Grande e de outros Municípios.
A ONG trabalha com doação de kits de maternidade para mães e mais de 300 gestantes já foram contempladas nesses quase dois anos de trabalho. No ano passado, a Cidadania ajudou a entidade com orientações para a criação do estatuto e regularização da situação.
Para o subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, é uma honra para Cidadania conhecer e ter colaborado com a regulamentação de um projeto tão bonito como esse. “A presidente da ONG procurou a Cidadania por saber que somos a porta de entrada da Prefeitura em relação ao 3º setor. Auxiliamos na construção do estatuto e nessa visita de hoje reforçamos que estamos à disposição para colaborar com assuntos relacionados à Administração Municipal”.
A presidente da ONG, Ivonete Galvani Machado, agradeceu a visita da Prefeitura e contou como nasceu o projeto. “Tudo começou em 2020, quando vimos a dificuldade de algumas mães ao comprar o básico para o nascimento dos seus bebês. O momento é tão lindo e cheio de significado, as mães amam seus filhos e não têm as mínimas condições de comprar uma roupinha, um enxoval, e um gesto de doação faz toda a diferença nesse momento”.
Ela destacou que começou a acompanhar o trabalho de um grupo de solidariedade já na pandemia. “Eu participava junto com amigos, e vi esse nicho de grávidas, o quanto é necessária a criação de uma corrente para ajudar esse público. Aí, começamos a fazer as doações e divulgar o trabalho. O número de doações e pedidos foi crescendo e começamos a procurar um local adequado para organizar esse trabalho, guardar, separar material, montar os kits e doar efetivamente. Não precisamos de muito e temos muito amor no coração. Mesmo com um espaço que já está pequeno, está dando certo. Todos podem colaborar, venha conhecer o nosso trabalho e ampliar esta corrente de amor, ajudando famílias carentes”.
Ajude – Para quem deseja colaborar, a ONG recebe doações de roupinhas, fraldas, lenços, ou outros itens que possam ajudar os bebês e suas mães. As entregas podem incluir fralda descartável do RN ao GG; fraldas de pano; meias P, M ou G; roupas de bebê; manta; cobertor; cueiro; toalha de banho; banheira; mamadeira; babador; lenço umedecido; sabonete; shampoo; pomada; algodão bolinha; cotonete; talco; além de doações para a mãe, como camisola; chinelo; absorvente para fluxo intenso; bomba para tirar leite; sabonete; protetor de seio, etc.
Para conhecer mais o trabalho da ONG acesse o Facebook “Maternidade solidária”. A entidade recebe doações de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, na sede, que fica na Rua Afonso Pena, nº 340, no Bairro Canto do Forte, em Praia Grande. Caso você more em outra Cidade, basta ligar e se informar sobre um polo de apoio, ou envio via correios. Informações podem ser obtidas através telefone 3379-3579.