A rede de limpeza Maria Brasileira foi a grande vencedora da 28ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising. O negócio foi reconhecido como Franqueador do Ano durante a cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF), honraria concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) há 32 anos. É a primeira vez que uma microfranquia recebe o título. PEGN também foi reconhecida na ocasião.
De acordo com a ABF, a conquista se deve, entre outros fatores, à pontuação da marca na pesquisa do SEF, que é conduzida pela Nielsen. “A Maria Brasileira representa o que é o setor de franquias do nosso país, feito com criatividade, competência, integridade, zelo, dedicação, responsabilidade e ética, uma referência da prática do franchising íntegro”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
A Maria Brasileira foi fundada em 2013 em São José do Rio Preto (SP) pelos empreendedores Eduardo Pirré e Felipe Buranello, e está prestes a alcançar 500 unidades em funcionamento. De acordo com a marca, 50% das franquias são comandadas por multifranqueados, que gerem cerca de 9 mil facilitadores — como são chamados os profissionais de limpeza cadastrados. A previsão é que a rede fature R$ 175 milhões em 2024.