As ações começam nesta sexta (5) nas praias do Boqueirão, Forte, Solemar e Flórida, sendo realizada durante o feriado prolongado (9 de julho – Revolução Constitucionalista), nos demais finais de semana do mês de julho e no primeiro final de semana de agosto.
As intervenções são realizadas pela Cia Tribus de Artes e Cia Rebote, grupos culturais de Praia Grande, com atores que encenam situações comuns nas praias como a presença de animais de estimação, lixo jogado na areia e utilização de caixas de som. “Os atores conversam com os banhistas, falando sobre ações importantes para o meio ambiente, além da questão do lixo jogado na praia, algo que é sempre um problema para a Cidade”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz.
O grupo trabalha com objetos cênicos como caixa de som, comidas, sacos de lixo, boias, bolas e até um cãozinho, demonstrando situações que não respeitam o Código de Posturas. “A ideia é que os banhistas vejam a intervenção cênica e possam refletir sobre certas atitudes, como deixar o lixo na faixa de areia e ouvir som alto em caixas de som portáteis. Queremos conscientizar os frequentadores da praia de maneira leve e divertida”, afirma o secretário.
Confira o cronograma das ações do Ecocena na Praia:
05/07: Forte, Solemar, Boqueirão e Flórida
06/07: Guilhermina, Real, Aviação e Caiçara
07/07: Tupi, Maracanã, Ocian e Mirim
08/07: Flórida, Boqueirão, Solemar e Forte
09/07: Guilhermina, Real, Aviação e Caiçara
12/07: Tupi, Maracanã, Ocian e Mirim
13/07: Forte, Solemar, Boqueirão e Flórida
14/07: Guilhermina, Real, Aviação e Caiçara
19/07: Tupi, Maracanã, Ocian e Mirim
20/07: Flórida, Boqueirão, Solemar e Forte
21/07: Guilhermina, Real, Aviação e Caiçara
26/07: Tupi, Maracanã, Ocian e Mirim
27/07: Forte, Solemar, Boqueirão e Flórida
28/07: Guilhermina, Real, Aviação e Caiçara
03/08: Tupi, Maracanã, Ocian e Mirim
04/08: Forte, Solemar, Boqueirão e Flórida