As mais diversas doações recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande nos últimos meses fazem com que o trabalho de prestar assistência às famílias carentes da Cidade tenha continuidade. São doados materiais de todos os tipos: alimentos, roupas, produtos de higiene e até lacres de latinha de alumínio de tampinhas plásticas.
As famílias atendidas são acompanhadas pelo Serviço Social do Município, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou de entidades parceiras do Fundo Social. Famílias que têm entes precisando provisoriamente de algo, como as cadeiras de rodas adquiridas por meio da Campanha Arrecadação de Tapinhas e Lacres de Alumínio, também são atendidas.
A Escola Municipal Anahy Navarro Trovão é um exemplo de apoio ao Fundo. A unidade continua ajudando com as doações de tampinhas e lacres. Recentemente, alunos e representantes da unidade entregaram milhares destes produtos. Dezenas de galões foram recheados de tampinhas. Garrafas Pet de 2 litros, cheias de lacres. Esses materiais são usados na aquisição de cadeiras de rodas, que ficam à disposição da população carente.
A Escola Municipal Wilson Guedes, no Bairro Samambaia, foi outra unidade parceira na campanha de tampinha. Mais de 500 alunos se empenharam em coletar o material que foi entregue num momento muito divertido realizado na unidade de ensino.
A turma da Escola Municipal Newton de Almeida Castro, no Bairro Vila Sônia, é parceira antiga e desde o início participa da campanha de lacres e tampinhas. Por lá, eles venderam as tampinhas e lacres e com o valor arrecadado compraram uma cadeira de rodas e entregaram para o Fundo Social.
A Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) da Cidade também participou da campanha de arrecadação de tampinhas e lacres. Foram cerca de seis meses para juntar milhares de tampinhas entre todos os servidores da pasta, contando com a ajuda, claro, dos familiares e amigos de quem trabalha na pasta.
Já os clientes e colaboradores da Saitta Contabilidade também se organizaram para a diferença na vida das pessoas. Em setembro, foram entregues três cadeiras ao Fundo Social de Solidariedade, uma do modelo tradicional e duas adaptadas para banho.
Mais doações – O Campeonato de Futevôlei “3 Anos de Cantão”, realizado em setembro, na praia do Bairro Canto do Forte, arrecadou alimentos para o FSS. Ao todo, cerca de 150 quilos foram entregues. Entre as doações, arroz, macarrão, feijão e muitos outros itens que serão direcionados às famílias atendidas pelo Fundo.
A terceira edição da Pizza Solidária, realizada numa pizzaria do Bairro Canto do Forte, angariou fundos para a compra de 140 cobertores que foram entregues ao Fundo Social durante a Campanha do Agasalho. Um importante reforço para a ação.
A doutora Thais Gago Jordão se empenhou em ajudar o próximo doando 50 cobertores para a Campanha do Agasalho. O material foi uma doação particular da médica. A escolha pelo Fundo Social como destino foi feita por ter a certeza de que as peças chegariam a quem de fato precisa. Ela foi mais uma colaboradora que fez a diferença nos últimos meses.
Quem também ajudou a Campanha do Agasalho foi a Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas, um grupo de meninas de 11 a 20 anos que realiza ações beneficentes, doações e buscam implantar o conceito de lideranças em suas participantes. Elas doaram mais de 200 peças de roupas arrecadadas na Festa da Tainha e também entre as componentes do grupo.
Ainda no mês de setembro, o Fundo Social recebeu uma doação de 1.840 fraldas geriátricas de uma empresária da Cidade. Foi a responsável pelo Churros da Lã, que colaborou de forma tão significativa para o trabalho do Fundo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recepcionou os responsáveis em cada entrega e agradeceu a todas as doações. “As escolas são grandes parceiras da nossa causa e as crianças se divertem muito participando. Nossos amigos empresários e atletas também são parceiros que nos ajudam sempre. Fico muito agradecida por esta ajuda”.
Contato – Interessados em colaborar com qualquer tipo de doação, basta procurar o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.
Foto: Richard Aldrin
Fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande