Representantes do Departamento de Defesa Civil de Praia Grande participaram nesta quinta-feira (16) da segunda edição do Congresso Internacional de Resiliência Climática, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Estiveram presentes ainda representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Assistência Social (Seas), que também integram o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O evento, realizado pelo Governo de São Paulo, promoveu a discussão sobre mudanças do clima e teve como tema central “O Financiamento Público e Privado para a Redução de Riscos e Desastres”, que trouxe estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de desastres e à adaptação às mudanças climáticas.
A abertura contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que falou sobre as linhas de crédito da Desenvolve SP, e do coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente coronel Rinaldo de Araújo Monteiro. Eles debateram as ações para o fortalecimento da resiliência climática dos municípios.
A programação contou ainda com painéis temáticos, workshops e mesas de debate voltados à integração de tecnologias emergentes, práticas sustentáveis e estratégias colaborativas para enfrentar os impactos dos eventos climáticos extremos.
De acordo com o diretor do Departamento, Henrique Carvalho, a Defesa Civil desempenha um papel fundamental na promoção da resiliência climática dos municípios. “Em um contexto onde os eventos climáticos extremos como enchentes, tempestades e deslizamentos têm se tornado mais frequentes e intensos ultimamente, a Defesa Civil atua diretamente na preparação, prevenção, resposta e recuperação desses eventos, minimizando os impactos para a população e para a infraestrutura local. E através de mesas de debates que ocorreram, podemos traçar estratégias e fomentar projetos para resiliência tanto com o setor público como incentivo da iniciativa privada”.
Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Praia Grande



