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Boas práticas para atendimento online

25 de novembro de 2021
em SEBRAE
Tempo de leitura:2 mins de leitura
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É de responsabilidade de toda a população evitar a propagação do novo coronavírus, e uma das medidas preventivas adotadas pela grande maioria é evitar as lojas físicas e realizar as compras online.

E graças à era digital o atendimento ficou mais fácil para os clientes, mas é preciso atenção por parte do profissionais para e entender o “tom de voz da digitação” .

O atendimento online eficiente vai além de bons ambientes e interfaces práticas. O serviço prestado precisa ser gerido e executado com eficiência. Isso garante a satisfação completa e a fidelização do cliente.

Para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor em tempos de coronavírus e não ficar atrás da concorrência, é de extrema importância atender bem o seu público. Por isso separamos algumas dicas de boas práticas que garantem sucesso no relacionamento de suporte e atendimento, confira!

1. Rapidez nas respostas

As filas se formam normalmente quando há muitas demandas, então é preciso organização. Se houver muitos atendimentos, divida com a equipe e busque solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar.

2. Atendimento proativo

A proatividade é fundamental no atendimento e deve ser praticada em qualquer momento, no pré ou pós-compra. A postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual, por isso é importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado.

3. Evite textos longos e em caixa alta

Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos. O tom da linguagem deve ser sempre amigável e compreensivo, por isso evite textos em caps lock no chat, pois eles dão a impressão de que o atendente está gritando. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem o papel de transmitir informação clara no ambiente virtual.

4. Conclua o atendimento no chat

O atendimento só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve e mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, a pessoa se sente segura e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo.

5. Atenda com proximidade

A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.

Origem: SEBRAE
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