Em épocas de crise financeira, fundar um negócio e fazê-lo crescer parece ser uma tarefa quase impossível. Mesmo assim, enquanto algumas empresas fecham as portas, outras nascem e decolam em questão de meses.
O casal Renata, de 32 anos, e Arthur Marcolino, de 31, pode dizer que viveu as duas coisas. Depois de fecharem as portas de um loja de móveis para escritórios que estava na família por quase 20 anos, o casal abriu a rede de comércio de calçados femininos “Mil e Uma Sapatilhas” e faturam, hoje, R$ 20 milhões.
Tudo começou em julho de 2015. “Em época de recessão ninguém abre ou reforma escritório. Estávamos indo de mal a pior e precisamos encerrar as operações”, diz Renata. Formada em fonoaudiologia, ela trabalhava na prefeitura de Guarulhos e tinha uma clínica própria, mas sua renda sozinha não era suficiente para sustentar a família e pagar as prestações da casa nova.
Procurando uma solução, Renata pensou nos calçados que mais gostava. “Eu sempre adorei sapatilhas, mas nunca encontrava produtos de boa qualidade por um preço justo. Quando eram muito baratas, logo estragavam. Quando eram boas, eram super caras.” A fonoaudióloga viu aí uma oportunidade.
Com apoio de Arthur, ela sacou R$ 5 mil e comprou várias sapatilhas com a intenção de começar um pequeno comércio caseiro. Mal sabia ela que a ideia daria super certo. “No começo era só uma forma de complementar a renda, mas quando vimos, nossa vizinha estava querendo entrar no negócio também.” Foi aí que o casal começou a abrir a ideia para quem quisesse revender os produtos.
Com dois meses vendendo as sapatilhas em casa e 13 revendedoras, o casal resolveu que já era hora de abrir uma loja física. O ponto escolhido foi no Tatuapé, zona leste de São Paulo. “No começo pensamos muito porque era mais caro do que pensávamos. Mas já no primeiro dia foi um sucesso”, afirma Arthur.
A partir a empresa só cresceu. Começaram a chover propostas de franquias e o casal passou a considerar a ideia. Uma nova loja da rede estava sendo aberta pelo irmão de Arthur em dezembro de 2016, mas os dois ainda não sabiam bem se queriam abrir a licença para outros franqueados.
“Nos pegou de surpresa tudo aquilo, começou como algo simples e, de repente, estávamos virando uma cadeia de franquias”, afirma Renata. O casal buscou ajuda de uma consultoria de negócios e começou o processo de expansão.
Em agosto de 2017 eles já estavam abrindo a primeira loja fora do estado de São Paulo, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Hoje, já são 60 lojas espalhadas também pelo Rio de Janeiro e Curitiba e mais de 10 mil revendedores.
O casal ainda mantém a loja própria no Tatuapé, com a diferença de terem se mudado para um espaço bem maior do que o inicial. Com seis funcionários contratados, a loja fatura um total de R$ 200 mil por mês.
Arthur e Renata têm um contrato de parceria com uma fábrica que produz os calçados vendidos pelas lojas “Mil e Uma Sapatilhas”. Os dois pensam em novas tendências sempre e vendem seus produtos pelo preço fixo de R$ 35 dentro do estado de São Paulo. No resto do Brasil, as sapatilhas custam R$ 39,99 e se compradas no atacado saem por R$ 25 cada.
Agora, Arthur afirma que a idea é abrir um mínimo de 100 lojas em 2018. Além disso, é a ambição do casal estar presente em todos os estados brasileiros. “Procuramos trabalhar com quem, assim como nós, tem vontade de trabalhar e acredita muito nesse produto. Somos muito felizes com o que conquistamos”, diz ele.