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Empreendedor ganha dinheiro com venda de parafusos pela internet

28 de agosto de 2020
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:4 mins de leitura
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Quantos tipos de parafuso e itens de fixação você conhece? O empreendedor Paulo Roberto Schwarz, 46, consegue listar pelo menos 15 mil. Ele é dono do e-commerce Parafuso Fácil, negócio criado em outubro de 2019 que pretende difundir a venda de parafusos online para todo o Brasil. Desde o íncio do ano, o crescimento tem sido de 30%, em média, por mês.

Faz mais de vinte anos que os parafusos estão na vida de Schwarz. Em 1996, ele fundou a Sipar Ferramentas, em Jaraguá do Sul (SC). Antes disso, já havia trabalhado em empresas do setor.

Na época, a loja só vendia parafusos, mas hoje é especializada em elementos de fixação em geral. “Vendo para mais de cinco mil pessoas por mês e praticamente todas vêm atrás de parafusos. Uma ou outra acaba levando furadeiras ou outros itens, mas o meu pãozinho da padaria é o parafuso.”

Desde 2018, o empreendedor vem estudando formas de inovar e digitalizar o negócio, com toda a expertise que construiu ao longo de mais de duas décadas. “Viajei mundo afora e percebi que nos Estados Unidos existem alguns poucos portais especializados na venda de parafusos. Surgiu a ideia de trazer isso para o Brasil, já que eu domino o produto”, explica.

Primeiro, ele desenvolveu um site para a própria Sipar. Mas queria algo mais específico, que o levasse de volta para o berço de seu primeiro empreendimento. Assim, recrutou algumas jovens mentes para o ajudar a colocar o projeto de pé.

A ideia é que cada item seja cadastrado com imagens e todas as especiações técnicas, além de explicações claras sobre a usabilidade para facilitar a compra de quem não tem conhecimento avançado em fixação. Já são 15 mil itens cadastrados na plataforma e a meta é chegar a 40 mil nos próximos dois anos.

“Em sete cliques já é possível fazer uma venda. Nós facilitamos a pesquisa para o cliente. Não precisa ser um grande entendido.” Dentro do site, também são vendidos alguns itens complementares, mas que não chegam a representar 10% do volume. O foco é o parafuso, e Schwarz pretende manter dessa forma.

Hoje, a Parafuso Fácil já enviou produtos para todos os estados, de acordo com o empreendedor. Curiosamente, o local com menos vendas é a própria Jaraguá do Sul, mas ele diz que a estratégia é não canibalizar as vendas da Sipar. “Nesse segmento, polos como Jaraguá do Sul ou São Paulo têm facilidade de encontrar uma gama maior de parafusos. Mas nas cidades do interior só vendem aqueles itens simples. Se o cliente precisar fazer manutenção em algo diferente, pendurar um ar-condicionado em uma estrutura metálica, por exemplo, não acha. Esse é o principal foco nosso: espalhar pelo Brasil.”

Os clientes são tanto pessoas jurídicas, como fábricas de móveis, marcenarias, manutenção de empresas e montadores autônomos, quanto pessoas físicas. Schwarz diz que não coloca limite mínimo de compra: é possível adquirir apenas um parafuso, mas como o frete é um valor fixo de R$ 24,99, o tíquete médio tem sido de R$ 200.

Os parafusos são enviados separadamente, acondicionados em saquinhos plásticos etiquetados. De acordo com Schwarz, isso favorece que o consumidor possa guardar para uso futuro.

O empreendedor define a operação do e-commerce como uma startup dentro da Sipar. Hoje, a empresa física tem 40 funcionários e cinco pessoas são dedicadas apenas à Parafuso Fácil.

Ao todo, desde 2018, ele já investiu cerca de R$ 600 mil no projeto. As vendas começaram oficialmente entre janeiro e fevereiro e, de lá para cá, a média de crescimento mensal tem sido de 30%. Ele credita boa parte do resultado ao projeto em si, com a curva de crescimento acentuada, mas também não descarta o período atual, com mais pessoas em casa. “A pandemia também favoreceu, sem dúvida. Em julho tivemos o melhor faturamento da Sipar nos últimos 25 anos.”

Para este ano, Schwarz projeta um faturamento de R$ 18 milhões para a Sipar e de R$ 800 mil para a Parafuso Fácil. Ele acredita que, em alguns anos o e-commerce vai superar a loja física. “Eu tenho uma empresa local que fatura isso. Faz sentido que o site, que alcança todo o Brasil, cresça mais do que a loja física.”

Com tanta experiência em um setor pouco digitalizado, o empreendedor conta que precisou se adaptar, mas a sensação é a mesma de quando abriu a Sipar. “Foi um desafio mudar a cabeça para o online, mas hoje eu respiro inovação.”

Origem: PEGN
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