1Enquanto ainda cursava faculdade de moda, em 2013, Marina Naves começou a dar consultoria de estilo para ajudar outras pessoas a se vestirem melhor. “Era bem tradicional. Eu ia na casa da cliente para ver o guarda-roupa. Depois, saíamos para fazer compras”, afirma. Hoje, a empreendedora de 28 anos consegue atender mais pessoas por meio de seus cursos Armário Perfeito (carro-chefe de sua marca) e Styling Perfeito, além dos e-books sobre estilo. Com quase mil alunas no ano passado, Naves faturou R$ 1 milhão.
O primeiro curso Armário Perfeito foi lançado em junho de 2018, quando Naves, que mora em Belo Horizonte (MG), sentiu a necessidade de atender mais pessoas de uma só vez, e passou a diminuir os atendimentos presenciais.
Segundo a empreendedora, o Armário Perfeito deu certo desde o começo por causa do investimento em marketing de conteúdo. “Ofereço muito conteúdo gratuito nas redes sociais, especialmente no Instagram, e também tenho uma newsletter e um blog que gera uma busca orgânica no Google”, afirma. O objetivo é que as pessoas conheçam o negócio por meio do conteúdo gratuito até terem interesse em contratar o curso. Quando lançou a primeira turma, a empreendedora tinha 30 mil seguidores no Instagram. Hoje, ela soma 149 mil.
Depois que encerrou os atendimentos presenciais, no início de 2020, Naves decidiu criar o curso Styling Perfeito. Ela explica que o conteúdo é parecido com o Armário Perfeito, mas mais focado na parte prática. Também foram lançados e-books com dicas de moda para diferentes áreas profissionais, como saúde, advocacia, arquitetura, engenharia, administração etc.. No mês que vem ela coloca na prateleira um livro digital com dicas para noivas — o primeiro que foge do nicho das profissões.
“Os guias são uma forma mais barata para o cliente ter contato com o nosso serviço, e funcionam como uma porta de entrada”, afirma. Para se ter uma ideia de preços, os e-books custam R$ 97, enquanto o Armário Perfeito sai por R$ 1.099.
O público-alvo da empreendedora é formado por mulheres de 27 a 35 anos, que estão passando por algum tipo de transformação na carreira e na vida pessoal e sentindo que é o momento de se preocupar mais com o próprio estilo. “Elas entenderam que a imagem importa de alguma forma. Por exemplo, estão esperando por uma promoção no emprego”, diz Naves. “É a fase em que a pessoa geralmente se formou na faculdade e começa a ter mais preocupações com a maneira de comunicar a própria imagem.”
E a pandemia, apesar de ter forçado as pessoas a passarem mais tempo em casa, não impactou negativamente o negócio. O motivo, acredita a empreendedora, é que ninguém deixou de comprar roupas, mas o estilo mudou. “Na conversa com as alunas, vemos que elas estão priorizando mais peças confortáveis e calçados sem salto”, diz Naves. Outra tendência observada por ela é a aquisição de roupas de qualidade mais alta, que durem mais tempo no armário.
A expectativa é continuar crescendo com o negócio — especialmente com o Armário Perfeito que, atualmente, representa 80% da receita. Neste ano, já Naves já contabilizou 826 estudantes, com a meta de fechar 2021 com 1.200 alunas. Enquanto isso, o Styling Perfeito teve cerca de 250 clientes em 2021. Quando acabar a pandemia, a ideia é realizar eventos presenciais para criar uma comunidade de pessoas que passaram pelos cursos.