Modernizar, desburocratizar, agilizar e tornar mais acessíveis os serviços públicos e atendimentos para a população. A Prefeitura de Praia Grande tem desenvolvido diversas ações para atingir estes objetivos. Agora, a Cidade deu mais um importante passo. A Secretaria de Finanças (Sefin) iniciou o funcionamento do ‘Guichê Virtual’. A ferramenta tecnológica oferece 30 serviços pela internet e pode ser utilizada por empresas e autônomos.
Para acessar o ‘Guichê Virtual’ é simples. Basta que o interessado entre no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). A partir daí é só acessar a aba de Requerimento Digital. Todos os serviços oferecidos presencialmente no Paço Municipal pela Sefin para empresas e autônomos estão disponíveis nesta área a apenas um clique de distância.
“A plataforma é intuitiva, segura e pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet. Com o Guichê Virtual, o cidadão e as empresas podem resolver suas pendências de forma rápida e segura, diretamente de casa ou do trabalho. Isso representa economia de tempo e mais conforto para todos, além de desafogar o atendimento presencial”, explicou o secretário de Finanças da Prefeitura de Praia Grande, Cristiano Mola.
O ‘Guichê Virtual’ atende também a ordem de serviço GP/SEFIN Nº 01/2025. Assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão, o documento determinada a modernização dos canais de atendimento voltados aos contribuintes praia-grandenses.
Próxima etapa – O secretário de Fianças explicou ainda que na segunda etapa da implantação do ‘Guichê Virtual’ serão disponibilizados serviços como redução de IPTU para aposentados e pensionistas, outras solicitações de isenções tributárias, certidões relativas a tributos municipais para pessoas físicas ou jurídicas.
Confira a lista dos primeiros serviços disponíveis pela Sefin através do ‘Guichê Virtual’:
– Alvarás para eventos temporários
– Autorização para panfletagem
– Apresentação de documentos complementares de alvará de localização e funcionamento
– Autorização para estacionamento temporário
– Alteração de responsável contábil (contador (a))
– Autorização para utilização do passeio público (calçada)
– Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de “autônomos estabelecidos”
– Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de “empresas”
– Solicitação de horário especial 24hs para temporada
– Solicitação de horário prorrogado de funcionamento
– Alteração do quadro societário (sócios)
– Alteração da natureza jurídica
– Alteração das atividades (CNAE/objeto social)
– Alteração de razão social e/ou nome fantasia
– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos
– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência
– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo
– Reativação do alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos
– Reativação do alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência
– Reativação do alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo
– Alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos
– Alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência
– Alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo
– Certidão de existência de inscrição municipal de permissionários
– Certidão de inexistência de inscrição municipal
– Certidão de existência de inscrição municipal
– Certidão de baixa de inscrição municipal
– Dedução de ISSQN
Fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande
Foto: Fred Casagrande