A Prefeitura de Praia Grande ultrapassou esta semana os 3 milhões de páginas publicadas em seu sistema de processos digitais. O número é relativo a mais de 1 milhão de documentos que integram o sistema, que tem como objetivo dar mais organização e agilidade na tramitação dos processos administrativos.
Implantado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), o sistema foi sendo reformulado nos últimos anos de modo que se adequasse à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, é constantemente aprimorado com novas funcionalidades e recursos, visando melhorar os trabalhos realizados.
De acordo com levantamento realizado pelos técnicos, na última sexta-feira (01) o sistema alcançou 86.720 processos criados de forma digital, 1.002.588 documentos publicados, resultando em 3.007.860 páginas publicadas.
No âmbito da Administração Municipal, o sistema de processos digitais reflete cada vez mais na questão da desburocratização, eficiência e transparência dos serviços públicos, conforme o plano de governo da prefeita Raquel Chini.
Atualmente, todas as secretarias municipais utilizam o sistema e não há mais a criação de processos de forma física, facilitando o trabalho do servidor, mas principalmente tornando mais ágil a realização de serviços que afetam diretamente o munícipe. Além disso, os processos antigos estão sendo digitalizados, seguindo diretrizes de modernização dos serviços públicos.
Para a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, além da agilidade, transparência e organização, o sistema resulta em economia aos cofres públicos e respeito ao meio ambiente. “A Administração Municipal tem se preocupado cada vez mais com questões como sustentabilidade e o bom gerenciamento de recursos públicos. Quem ganha com isso é o munícipe que recebe serviços de qualidade”.
ePG – O sistema de processos digitais é uma das medidas que compõem o e-PG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O e-PG é desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande / Foto: Fred Casagrande