Não faz mais sentido separarmos o mundo on-line do off-line. Para o cliente, a barreira que separa essas duas realidades não existe mais. Ele pode estar na sua loja e, com um simples deslizar de dedos sobre o smartphone, pesquisar preços da concorrência e fazer a sua comparação.
É justamente por esse motivo que você deve elaborar estratégias eficazes para garantir a integração entre loja física e e-commerce. Assim, a sua empresa estará adequada à nova realidade e conseguirá atender os clientes de uma forma muito mais completa. Confira, a seguir, uma lista com 4 dicas para realizar essa integração.
1. CONTE COM O SUPORTE DE UM ERP
A tecnologia definitivamente pode fazer toda a diferença quando o assunto é a integração entre loja física e e-commerce. Afinal, é preciso que a empresa conte com processos otimizados para organizar bem as compras feitas em ambas as plataformas.
Para isso, uma boa dica é contar com um bom ERP (Enterprise Resource Planning). Basicamente, a ferramenta tem como objetivo a integração de todos os processos internos, bem como o monitoramento de dados da empresa.
2. PERMITA A RETIRADA DE PRODUTOS NA LOJA FÍSICA
Alguns clientes ainda preferem retirar produtos diretamente nas lojas físicas. Isso pode ocorrer porque não querem pagar pelo frete, mas, em outros casos, essa é uma opção daqueles clientes ainda conservadores, que preferem fazer as coisas da maneira mais tradicional possível.
O lado bom é que essa pode ser uma excelente maneira para integrar loja física e e-commerce. Afinal, se você oferecer a possibilidade de retirar os produtos na própria loja, o cliente tem a oportunidade de conhecê-la e pode, futuramente, tornar-se um cliente mais fiel a ela.
3. VENDA PELO E-COMMERCE NAS LOJAS FÍSICAS
Uma alternativa que vem sendo bastante utilizada nas empresas é a venda de produtos do e-commerce nas lojas físicas. Normalmente, tablets ou notebooks são disponibilizados para que os clientes possam encomendar para a sua casa tudo o que encontraram na loja. Eles digitam o código do produto que viram no site.
Essa ação é justamente o inverso da anterior. Nesse caso, vamos procurar atrair para a loja aqueles clientes que preferem receber suas compras pelos correios. A diferença é que terão a oportunidade de conferir o que estão comprando na loja física.
4. REALIZE AÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS
Por fim, é muito interessante usarmos as mídias sociais com o objetivo de integrar loja física e e-commerce. Um bom exemplo de como fazer isso são os eventos no Facebook. Você pode criar eventos especiais para aqueles que curtem a sua página, acessam o site e visitam a loja.
O mais importante é pensar em uma estratégia criativa para promover a integração entre loja física e e-commerce, como o uso do Instagram, do Twitter e até do Youtube. O mais importante é fazer com que o cliente se interesse e procure visitar a sua loja, seja ela física ou virtual.
Origem: ACP