Quem decide empreender na saúde se diferencia dos demais empresários, pois tendem a entrar no mercado visando formas de garantir melhores tratamentos e um aperfeiçoamento do estilo de vida da população, em vez de simplesmente os benefícios financeiros.
No entanto, o investimento nos serviços médicos está se tornando cada vez mais promissor. Isso porque, as pessoas estão gradativamente mais interessadas em tratamentos e intervenções que garantam a saúde, a aparência e uma boa qualidade de vida.
Isso pode ser percebido tanto não apenas na área da medicina em geral, mas também em outros segmentos da saúde, como no ambiente da odontologia.
Para se ter uma ideia, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2019, apenas no estado do Paraná, cerca de 1.638 usuários se inscreveram em um plano dental empresarial ou outro tipo de assistência odontológica.
Enquanto isso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em 2019, a contratação de um plano de saúde passou a ser o terceiro item de maior prioridade entre os brasileiros.
4 motivos para abrir um negócio voltado para a saúde
Principalmente devido aos tímidos investimentos na área da saúde, desde o ingresso nas universidades de medicina até a viabilização do atendimento pelo SUS – que não é capaz de atender a todos os cidadãos adequadamente –acabam sendo precarizados.
Por isso, os empreendedores que possuam um bom senso de urgência, estejam dispostos a inovar e tenham facilidade com o solucionamento de problemas, tendem a construir uma carreira de muito sucesso, melhorando o atendimento médico e conquistando lucros interessantes.
E o que torna esse setor tão interessante é:
Mercado com grande multiplicidade
O mercado da saúde oferece uma grande variedade de áreas de atuação, possibilitando o investimento desde a abertura de clínicas e hospitais, até o desenvolvimento de equipamentos tecnológicos ou a criação de aplicativos e softwares voltados para esse setor.
Além disso, as próprias empresas que oferecem o serviço de assistência médica, como o plano odontologico para cnpj, têm se tornado cada vez mais rentáveis e vantajosas para os empreendedores.
Alta demanda
O Brasil é um país mega populado que, segundo uma estimativa realizada em 2018 pelo IBGE, conta com mais de 200 milhões de habitantes.
Assim, considerando que cada brasileiro realiza cerca de 13 exames e que a média nacional de realização de consultas médicas é de 5,6 vezes ao ano, a demanda de atendimento médico no setor faz com que esses negócios sejam ainda mais atraentes para os investidores.
Envelhecimento populacional
O crescimento das taxas de envelhecimento populacional tem feito muitas pessoas se preocuparem sobre como funciona o plano odontologico empresarial e o setor da saúde perceber a necessidade dos investimentos nesse segmento.
Isso porque, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente existem apenas cerca de 1400 geriatras em todo o país. Isso representa um especialista para cada 26 mil pacientes com mais de 60 anos.
Além disso, os problemas de saúde que surgem em conjunto com o avançar da idade, costuma fazer com que os brasileiros precisem de auxílio médico com mais frequência. Aumentando a demanda por exames, atendimentos, compra de remédios, entre outros.
Maior preocupação com a qualidade de vida
Outro fator que faz o empreendedorismo no ambiente médico tão vantajoso, é a construção cultural de uma preocupação constante com o bem-estar, a aparência e a qualidade de vida.
Isso faz com que muitos pacientes se interessem mais em novas tecnologias e realizem consultas com mais regularidade.
Assim, as pessoas mais jovens também têm procurado saber os beneficios plano odontologico empresas, os procedimentos e os exames mais modernos, como a impressão 3D de próteses dentárias, para manter uma boa saúde e uma estética agradável.
Dicas de como realizar um empreendimento bem sucedido
Além de compreender sobre os benefícios de investir em um empreendimento na área médica, para garantir o sucesso do seu negócio é fundamental entender um pouco mais sobre as necessidades que podem ser estimadas pelos investidores.
Em conjunto com a aquisição desse tipo de conhecimento, o planejamento empresarial deve ser sempre realizado em proximidade com os consumidores. Por isso, é necessário investir em ações como:
Marketing de conteúdo;
Utilização das redes sociais;
Marketing digital;
Atualização sobre as tendências do mercado;
Adaptação a questões importantes para o lead, como a sustentabilidade.
Deste modo, é possível compreender melhor o perfil do público interessado, suas exigências, as suas necessidades, a origem dessas pessoas, entre outras características que auxiliam a desenvolver um serviço mais adaptado.
Por exemplo, um plano odonto pme ou produtos de qualidade para seus pacientes, como exames de imagem mais aprimorados.
Isso tudo é capaz de garantir às empresas, um crescimento mais sustentável, uma estabilidade maior no mercado e chances mais promissoras de sucesso.