futuro do trabalho já chegou. A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou uma rotina profissional que só seria vista daqui a alguns anos.

Boa parte das pessoas está trabalhando de casa. Enquanto isso, os estabelecimentos físicos investirão cada vez mais na automação do atendimento. Resultado: os fundadores e funcionários que ficarem deverão ser melhores — e, em troca, receber mais benefícios diante do seu trabalho.

Em artigo para a revista americana Fast Company, Fred Goff elencou cinco atitudes que você pode tomar hoje para se preparar para esse futuro do trabalho. Goff é fundador da Jobcase, uma rede social profissional que reúne 110 milhões de trabalhadores.

1 — Esteja pronto para mudar sua carreira frequentemente
A realidade é a mesma para quem ainda está pensando em empreender ou já tem um negócio pronto: mudanças de atividade podem ser cada vez mais comuns. As pessoas mudarão de carreira e as empresas transformarão suas atividades frequentemente.

Isso não significa que você deve descartar suas experiências anteriores. Aproveite o momento para guardar suas certificações, listar suas habilidades, analisar seus progressos e coletar depoimentos de clientes e funcionários. Sempre deixe seu currículo e perfil profissional atualizados. Todas essas informações podem ser essenciais para a sua próxima etapa empreendedora.

2 — Sempre continue aprendendo
Uma forma de estabelecer um sucesso constante é manter seu aprendizado em dia e divulgá-lo para o mundo. Pode ser construir tabelas no Microsoft Excel, operar um novo maquinário ou aprender um idioma.

O mais importante não é adquirir uma habilidade específica, mas sim desenvolver o hábito de estudar e aprender sempre. Em um mundo do trabalho em constante transformação, essa habilidade é essencial para o sucesso constante.

3 — Recompense funcionários que colocam pessoas em primeiro lugar
Empreendedores cada vez mais têm de escolher entre funcionários e tecnologias que podem substituir algumas funções.

Quais empregados devem ser valorizados? Aqueles que colocam as pessoas em primeiro lugar ao tomar decisões — a mesma postura que você deve ter como dono de negócio. Escolha fornecedores e funcionários que encoragem a promoção dos seus colegas de trabalho. Essa é uma atitude que traz resultados melhores para seu negócio, promovendo uma valorização mais homogênea dos seus membros.

4 —  Ajude outras pessoas
O que vale aos seus funcionários também vale para você. Ajudar outros empreendedores é uma forma mais natural de construir um bom networking. Nestes momentos de pandemia, a ajuda pode até mesmo ser virtual.

Quando você colabora com outras pessoas, você cria conexões pessoais e profissionais mais duradouras — além de melhorar sua própria autoestima.

5 — Cuide de si mesmo
A vida não é uma corrida de velocidade, mas de resistência. 
Alimente-se bem, faça exercícios e durma as horas de que realmente precisa.

O mundo passa e passará por muitas mudanças. Toda transformação causa ansiedade e estresse. É preciso ter paciência e prática para abraçar o desconhecimento com coragem. Ter uma boa saúde física e mental é fundamental nesse processo.

Imprimir