O home office vai acabar? Essa é uma pergunta difícil e sem resposta. Mas líderes devem se preparar para um mundo no qual os funcionários possam voltar a trabalhar no escritório em vez de seguirem com suas rotinas em casa. Por mais que algumas empresas sigam com modelos híbridos ou até mesmo adotando o trabalho remoto permanente, é certo que muitas companhias voltarão a trabalhar como faziam antes na pandemia.
E aí está um dos grandes desafios para os donos de negócio. Com o distanciamento forçado em razão da crise do coronavírus, é capaz de que seja necessário um esforço por parte da liderança em retomar laços perdidos entre os funcionários do seu time.
Nesta lista, o Businesss Insider separa quatro dicas de empresas que já retomaram suas rotinas no escritório em razão da vacinação. Confira a seguir as recomendações para você adotar assim que a maioria da população adulta for vacinada e autoridades de saúde do Brasil recomendarem a volta ao trabalho presencial:
Encontros ao ar livre
A primeira dica para empreendedores é realizar eventos coletivos ao ar livre. Então, na hora de escolher o local para um happy hour, dê preferência a espaços abertos ou até mesmo em locais pouco usados em uma companhia, como pátios, praças e áreas comuns.
Comida para criar empatia
Outra recomendação é oferecer refeições para as suas equipes. Claro, o orçamento deve ser respeitado sempre, mas compartilhar comidas com seus pares é sempre um momento de descontração e união.
Incentive a conversa informal
Quando os tempos mais difíceis passarem, líderes devem incentivar seus funcionários a conversar de maneira mais informal. Isso pode acarretar em encontros mais leves, com piadas e histórias interessantes que cada um passou durante a crise do coronavírus. A ideia é retomar o acaso, provavelmente perdido durante a longa temporada de videoconferências.
Ouça de verdade
Outra recomendação muito usada durante a pandemia foi para líderes ouvirem o que seus funcionários têm a dizer. Na retomada do trabalho presencial, o ato deve se manter. Afinal, a pandemia fez muitas vítimas e marcou a saúde mental de inúmeras pessoas. E isso pode ter acontecido com seu time também. Mas cuidado com perguntas pessoais demais e com o tom na hora de falar. O importante é ouvir e sentir o quanto seu colaborador quer compartilhar.