Com a alta generalizada dos preços, a concessão de descontos para a Black Friday 2021 é uma tarefa ainda mais desafiadora para os empreendedores. Mas necessária. Segundo uma pesquisa do Cuponomia, portal que reúne cupons e cashback no e-commerce, divulgada em primeira mão a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 54,6% dos clientes esperam encontrar descontos a partir de 40% em produtos e serviços.
Além dos preços, os lojistas precisarão ficar atentos a algumas mudanças sutis de comportamento de consumo nesta edição. Os meios devem ser os mesmos e a antecipação de compras de Natal também deve ocorrer, no entanto, a ansiedade está menor, e o principal foco está em produtos e serviços que contam com demanda reprimida, como moda.
A expectativa do comércio eletrônico é alta: as vendas online movimentaram R$ 4 bilhões no período no ano passado, de acordo com dados da Ebit/Nielsen. Para este ano, já há projeções de aumento de 25%, segundo a ABComm em parceria com a NeoTrust/Compre&Confie.
O diretor de marketing do Cuponomia, Ivan Zeredo, diz que a conveniência das compras digitais deve manter muitos clientes atentos às ofertas nas telas, mesmo com a plena retomada do comércio presencial na maior parte do país. “O consumidor também busca maior variedade de produtos, marcas, modelos e a possibilidade de comparação de preços como uma premissa para fechar uma compra nessa época. Por esse motivo, os resultados na internet, neste ano, devem ser ainda melhores”, afirma.
A pesquisa do Cuponomia, realizada entre 25 de outubro e 10 de novembro, identificou que 69,7% dos consumidores fizeram compras online em 2020 e, destes, 95,9% pretendem comprar novamente em 2021. Cerca de 68,8% são mulheres, e a faixa etária dominante é entre 26 e 34 anos (30,4%), praticamente em empate com a faixa imediatamente anterior, de 35 a 45 anos (30,3%).
Dos clientes que pretendem comprar na Black Friday, 65,3% têm a intenção de antecipar compras de Natal — e 45% já estão de olho em promoções desde o início de novembro.
Maioria ainda não decidiu horário das compras
As ofertas antecipadas, conhecidas como Black November, por exemplo, tiveram outro efeito sobre o comportamento de compras para a Black Friday: a queda na ansiedade para a última sexta-feira do mês. No ano passado, 26% dos consumidores queriam ficar acordados de madrugada para aproveitar as ofertas. Já neste ano, o percentual caiu para 16%.
A maioria (38%) ainda não decidiu o horário de compras, e uma parcela significativa (19%) pretende acessar os sites nas primeiras horas da noite do dia 26. “Ao se antecipar para aproveitar as oportunidades oferecidas ao longo do mês, o consumidor acaba se preocupando menos em esperar o dia exato para finalizar suas compras”, diz Zeredo.
Pix desponta, mas cartão de crédito ainda domina
Mesmo com novas formas de pagamento no mercado, o cartão de crédito ainda será usado por 80,7% dos consumidores, seguido (de longe) pelo boleto, com 11%. Mesmo com a praticidade do Pix e o crescimento na adesão nos últimos meses, apenas 6,8% dos clientes devem adotar esta forma de pagamento na Black Friday 2021.
Compras serão por smartphones, e moda se destaca
As categorias mais buscadas para a Black Friday 2021, segundo a pesquisa, são Moda e Acessórios (44,5%), Eletrodomésticos (38,4), Maquiagem e Beleza (37%) e Smartphones (28,2%). Dos clientes que pretendem comprar algo, 27,6% querem adquirir mais de quatro produtos.
O canal mais utilizado para as compras será o smartphone (74%), já seguindo a tendência de alguns anos. Em seguida, vem o computador (63,6%).