O começo de fevereiro trouxe a notícia surpreendente de que Jeff Bezos deixará a posição de CEO da Amazon. Andy Jassy, que assumirá o cargo, estará liderando a empresa em um período crucial, já que a pandemia expandiu ainda mais o impacto da Amazon sobre consumidores, empresas e governos, especialmente pequenos negócios e vendedores terceirizados em sua plataforma.
Neste ano, a empresa está enfrentando vários processos antitruste e ações regulatórias nos Estados Unidos e na União Europeia. Segundo o Inc, a forma como Jassy lidará com isso terá consequências importantes para as pequenas empresas, tanto as que tentam competir com a Amazon quanto as que usam a plataforma para vendas.
Um dos desafios de Jassy será consertar o marketplace da empresa. O motivo é que a Amazon tem feito esforços para reprimir vendedores terceirizados que oferecem produtos falsificados ou que se envolvem em preços fraudulentos.
Na visão de Robin Gaster, autor do livro Behemoth – Amazon Rising: Power and Seduction in the Age of Amazon, as condições hostis para vendedores terceirizados farão com que eles procurem alternativas, como vender seus produtos diretamente aos consumidores. Muitos deles também tiveram problemas com o serviço Fulfillment by Amazon (FBA), que permite que os vendedores enviem seus produtos diretamente aos depósitos da empresa, que ficam responsáveis pelo repasse dos itens e atendimento ao cliente. Eles reclamam sobre materiais que não são manejados de forma correta, atraso nos processamentos, além das taxas de entrega da Amazon.
Ainda assim, especialistas apontam que a Amazon não tem incentivos para melhorar o FBA ou outros serviços para sua rede em crescimento contínuo de usuários de pequenas empresas. “No que diz respeito à forma como tratam os vendedores terceirizados não haverá mudança. E isso é uma pena”, diz Jason Boyce, defensor dos vendedores terceirizados e autor do livro The Amazon Jungle.
O especialista também espera que as pequenas empresas encontrem menos ofertas de aquisição sob a liderança do novo CEO. “Eles serão muito cuidadosos e muito mais conservadores sobre quem irão admitir como vendedor em função de preocupações antitruste”, diz ele.