Se antes os negócios locais dependiam da divulgação “boca a boca” entre os moradores de um bairro ou da visibilidade de pedestres em frente ao estabelecimento, hoje a maior parte dos clientes são atraídos por buscas na internet. Segundo dados da HubSpot, empresa de desenvolvimento de software norte-americana, 72% dos consumidores visitam lojas em um raio de cerca de 2 quilômetros de sua localização depois de realizar uma busca local.

O portal Entrepreneur dá 6 dicas para que um negócio local se torne referência nas buscas do Google por meio das avaliações. Confira:

1. Tenha um perfil no Google Meu Negócio

Caso não ainda não tenha, crie um gratuitamente. Com um perfil no Google Meu Negócio, você tem controle sobre as fotos e as informações sobre sua empresa que aparecerão nas buscas do site. Os dados sobre o estabelecimento incluem os básicos como endereço, horário de funcionamento e link para o site da loja.

O preenchimento das informações básicas informa aos usuários que o perfil do seu negócio é oficial, aumentando a probabilidade de os clientes deixarem uma avaliação.

2. Envie lembretes por e-mail

A maioria dos clientes não deixa um comentário logo após realizar a compra online ou concluir a transação na loja física. É preciso esperar o tempo de experimentação total do produto ou serviço para se sentirem confortáveis em compartilhar uma avaliação. O Metacritic, site que reúne avaliações de produtos de entretenimento, mudou recentemente a política de postagem de resenhas para videogames: agora, os jogadores só podem deixar comentários após 36 horas do lançamento do jogo, para ter certeza que os clientes realmente tiveram um contato profundo com o produto.

Procure enviar um lembrete de avaliação por e-mail alguns dias ou uma semana após a conclusão da transação de compra. Use ferramentas automáticas de check-out online para realizar a coleta dos endereços de e-mail ou o envio de recibos digitais para o cliente.

3. Compartilhe os comentários positivos nas redes sociais

Os consumidores gostam de saber que tiveram suas opiniões ouvidas. De acordo com Ryan Chaffin, fundador da KAHA, agência de marketing digital que se concentra em ajudar pequenas e médias empresas a crescer por meio de SEO e análises de clientes, maximizar o alcance das avaliações positivas é uma situação em que todos saem ganhando.

“Ótimas avaliações podem fornecer materiais de marketing para o Facebook ou Twitter, ou servir como testemunhos verificáveis ​​para seu site. Ao mesmo tempo, muitos gostam de ver seus comentários compartilhados de forma mais ampla, o que pode encorajar ainda mais pessoas a deixar comentários para o negócio”, completa o fundador.

A seleção dos comentários positivos que serão destacados nas redes sociais – ou até mesmo em um site próprio – fornecerá uma prova social poderosa para os clientes que não realizam buscas no Google. Isso garante que todos os clientes em potencial sejam expostos ao “boca a boca” digital.

4. Utilize lembretes físicos para as avaliações

Nem sempre será possível coletar e-mails para enviar lembretes um período após a realização das compras. Apesar disso, alguns métodos materiais podem ajudar seu negócio.

Por exemplo, empreiteiros e empresas de serviços costumam deixar cartões de visita depois de concluir o trabalho para um cliente. Junto com esse cartão – ou qualquer outra papelada que seja entregue ao consumidor – considere adicionar um cartão de avaliação do Google contendo um link e um breve guia para a realização dos comentários. Lembre de informá-los que compartilhar suas experiências pode ajudar outras pessoas.

5. Responda aos comentários

Sejam boas ou ruins, é importante responder às avaliações que seu negócio receber. Uma análise da Harvard Business Review sobre avaliações de hotéis mostraram que os empreendedores que responderam aos comentários de clientes receberam 12% a mais de avaliações, ao mesmo tempo em que tiveram classificação 0,12 estrela maior.

Seja cuidadoso ao responder as críticas negativas. Encare-as como uma oportunidade de aprender e fazer seu negócio crescer. Ofereça ajuda ao cliente e trabalhe para fazer a coisa certa ao invés de tentar discutir com ele. Outra análise indicou que os consumidores veem as avaliações como documentos vivos e que estão dispostos a alterar as avaliações negativas caso a empresa tente retificar a situação.

6. Vá além!

A internet tende a amplificar as experiências extremas: a maior parte das pessoas que deixarão comentários sobre sua empresa são aqueles que ficam maravilhados com seu negócio ou extremamente decepcionados.

Ir além das expectativas dos clientes e realmente encantá-los com um produto ou serviço pode motivá-los a deixar comentários positivos no Google. Isso fará com que eles retornem no futuro e assim será possível construir o laço de lealdade de que todas as empresas locais precisam para prosperar.

Imprimir