Perdendo somente para o Natal e para o Dia das Mães, o dia 12 de Outubro é muito importante para os varejistas de todo o País, por impulsionar fortemente as vendas no segmento infantil. Segundo a presidente da Associação Comercial de Praia Grande, a data deve refletir a confiança dos empresários, que vem sendo sentida este ano em todos os segmentos, reflexo principalmente de uma melhora na circulação das pessoas após as vacinas.
Os produtos mais vendidos devem ser brinquedos, sapatos e vestuário e serviços de lazer em família, como restaurantes com cardápios para os pequenos, cinema e viagens – estas últimas estimuladas pelo feriado do dia 12.
A Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC) prevê que a data movimente R$ 6 bilhões no varejo. Em volume de vendas virtuais, o Dia das Crianças 2022 só deve ficar atrás do Natal e do Dia das Mães, e se equiparar aos resultados da Black Friday. “É uma data que não pode ser negligenciada e pode surpreender em termos de faturamento”, comenta a presidente.
Ela lembra que o Dia das Crianças movimenta não somente as lojas especializadas, mas também uma infinidade de outros nichos, principalmente no e-commerce. As categorias com maior chance de vendas são:
Brinquedos
Jogos de tabuleiro
Games
Celulares
Computadores
Roupas
Calçados
Bonecas
Carrinhos
Bicicleta
Livros
Entre as dicas para vender mais, Luciana enfatiza que o comerciante precisa estar preparado para integrar as vendas on-line e, para isso, é preciso dar facilidades ao cliente. “Maior número possível de meios de pagamento, garantir entrega rápida e um canal fácil de comunicação para esclarecer dúvidas ou solucionar problemas são essenciais nas vendas virtuais”.
Para concluir, a presidente destaca a importância do comerciante ter um planejamento no começo do ano para o calendário promocional das grandes datas de seu segmento, um planejamento estratégico não só de marketing, mas de estoque e capacitação de vendas.