O Dia das Mães já passou, a expectativa de vendas foi promissora, mas isso não significa que é hora de cair em berço esplêndido. Para manter a consistência nas vendas, é fundamental aproveitar novas oportunidades. E uma das ocasiões mais próximas é o Dia dos Namorados 2020, celebrado em 12 de junho.

A Ebit|Nielsen aponta que, em 2019, a data gerou um faturamento de R$ 2,2 bilhões para o e-commerce – alta de 24% em relação a 2018. Entre dias 28 de maio e 11 de junho, foram registrados 5,7 milhões de pedidos, e o ticket médio chegou a R$ 384.

Se você acha que ainda é cedo para se preparar, repense. Quando se trata de adquirir presentes, os consumidores tendem a antecipar as compras para evitar atrasos. Além disso, leva certo tempo para negociar com fornecedores e preparar sua loja.

A ocasião costuma ser um destaque nos marketplaces, com ampla visibilidade em espaços nobres, conforme o exemplo abaixo:

Dia dos Namorados 2020 - Campanha Americanas 2019
Campanha de Dia dos Namorados lançada pela Americanas em 2019 | Reprodução: Americanas

Aproveitar a data para conquistar mais vendas é mais simples do que parece. Listamos abaixo 5 dicas que você pode seguir para se preparar agora mesmo para ampliar o faturamento. Acompanhe!

Como vender mais no Dia dos Namorados 2020

Observe as categorias e padrões de consumo

Aqui, o segredo é observar tanto as tendências de consumo como os padrões de compra na sua loja. Conforme o dado mais recente da Ebit|Nielsen, as categorias mais populares no Dia dos Namorados 2019 foram:

  • Perfumaria e Cosméticos (19,9%)
  • Moda e Acessórios (18,2%)
  • Eletrodomésticos (9,4%)
  • Informática (5,9%)
  • Telefonia e Celulares (4,8%)

O sucesso dessas categorias no ano passado fornece boas pistas de que os produtos também podem apresentar grande procura no Dia dos Namorados 2020. Portanto, vale a pena reforçar o estoque das mercadorias desse tipo na sua loja.

Paralelamente a isso, também é válido avaliar o padrão de comportamento dos seus clientes no ano passado. Ocorreu um aumento na venda de determinados produtos que tenham relação com a data? São itens de compra recorrente, como perfumes ou cosméticos? Outros consumidores podem ter a mesma ideia de presente neste ano.

Ofereça descontos e brindes, como embalagens especiais

Não basta oferecer produtos alinhados com o desejo dos clientes se os preços de venda são pouco competitivos. Por essa razão, é interessante oferecer descontos ou benefícios para atrair mais consumidores.

Uma boa estratégia para conseguir preços mais baixos é reforçar os estoques. Assim, é possível comprar um lote maior junto aos fornecedores, por exemplo, barganhando descontos. Outra saída é compor kits de produtos, garantindo um valor de frete mais competitivo.

Mais um diferencial para a ocasião é a oferta de brindes. Oferecer uma embalagem especial ou um cartão temático sem custos para o consumidor pode ser o suficiente para gerar mais conversões. Saiba mais sobre embalagens para e-commerce.

Reforce os estoques e otimize a logística

pontualidade nos envios deve ser uma obrigação constante nas vendas online. Mas nas sazonalidades isso se torna ainda mais importante.

Os consumidores simplesmente não toleram atrasos na compra de produtos que serão dados como presentes. Por isso, é fundamental apresentar prazos de envio realistas com a capacidade operacional e de estoque do negócio.

Faça uma avaliação crítica da operação da sua loja e identifique se há pontos de melhoria. Lembre-se que existem 4 pilares básicos nessa operação: faturamento, picking, packing e postagem. Não hesite em contratar profissionais extras caso sua equipe esteja sobrecarregada.

Inicie as campanhas de divulgação o quanto antes

Se você já tem produtos relacionados ao Dia dos Namorados para venda, comece as campanhas de divulgação hoje mesmo. Isso permite que você enfrente menos concorrência e teste várias estratégias de divulgação.

Aposte em ações como e-mail marketing, por exemplo, para divulgar promoções e benefícios. E lembre de incluir redes sociais e demais canais de comunicação na execução da estratégia.

Aproveite o potencial dos marketplaces

Para aproveitar todo o potencial do Dia dos Namorados também é interessante investir na diversificação de canais. Nesse cenário, os marketplaces surgem como uma excelente opção.

Os sites de todas as grandes redes varejistas digitais brasileiras devem promover campanhas de divulgação específicas para a data. Desse modo, sua loja pode atingir uma audiência muito maior, ampliando as oportunidades de venda. E isso se torna mais fácil utilizando soluções de venda eficazes e profissionais como o Olist.

Aproveite o Dia dos Namorados 2020 para acelerar as vendas!

Sazonalidades como o Dia dos Namorados são oportunidades perfeitas para turbinar o faturamento e as vendas de uma loja virtual. Mas isso exige planejamento e antecipação para que a data não se transforme em um problema logístico e de reputação.

Um bom trabalho de pesquisa e a criação de promoções irresistíveis são os primeiros passos para que você transforme o Dia dos Namorados em mais uma oportunidade de lucro. Comece a agir agora mesmo e venda muito mais!

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