Empreenda Rápido busca unificar setores da economia e qualificar empreendedores

22º Edição ocorreu nesta terça-feira (26) no Palácio das Artes, em Praia Grande

52

Buscar oportunidades e melhorias no desenvolvimento de empreendedores e microempreendedores é o principal objetivo do Empreenda Rápido, programa que nasceu da parceria entre o Sebrae-SP com o Governo do Estado de São Paulo. A 22ª ação ocorreu no Palácio das Artes, em Praia Grande, nesta última terça-feira (26), e buscou além de tudo, unificar os poderes das entidades apoiadoras, promovendo assim, o bem-estar do empreendedorismo regional e a alta possibilidade de qualificação.

De acordo com Patricia Ellen da Silva, secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a Baixada Santista é uma das maiores prioridades do Empreenda Rápido para o fomento do empreendedorismo, oportunidade, geração de emprego e renda. “É importante que a população use esses serviços para que nós possamos trazer cada vez mais e assim, retomar o crescimento econômico da região”. comentou. 

Já Wilson Poit, Diretor Superintendente do Sebrae-SP destacou a importância da população procurar se informar a fundo sobre a capacitação de cursos, técnica empreendedora e microcrédito que são fornecidos através do programa, e completa, “Um Município como Praia Grande que tem uma característica de crescimento, exige cada vez mais um empresariado qualificado. Capacitando, qualificando, preparando o empreendedor para que ele possa ter sucesso e a Cidade ganhar com isso”.

Nesta última edição, o programa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Praia Grande, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Câmara de Dirigentes Lojistas de Praia Grande, entre outros. 

O presidente da ACEPG, Antonio Pio Neto, destacou a importância da relação do empreendedor com a Associação Comercial, visando em primeira mão o desenvolvimento dos empresários e comerciários da Cidade. “Todas as empresas que se estabelecem no Município automaticamente procuram a ACE por conta dos cursos, instruções, palestra e núcleos que oferecemos. Portanto, quando se fala em empreendedorismo, se fala em Associação Comercial”. 

De acordo com o Vice Presidente da Facesp RA 05 (Litoral Paulista), Eliseu Braga Chagas, o evento é de suma importância tanto para a Cidade, quanto para a região. Segundo ele, as Associações Comerciais são as protagonistas do desenvolvimento. “Ter um evento que une todas essas forças, traz essa confraternização e essa opção para as pessoas que querem aprender a empreender e se sofisticar no empreendedorismo é muito importante”, relatou. 

Para os participantes, o evento foi uma baita de um sucesso. Esse é o caso de Márcia Silva Santos, autônoma que há mais de 8 meses trabalha com gastronomia, vendendo pratos caseiros, doces e salgados. Segundo Márcia, eventos como o Empreenda Rápido são uma ótima oportunidade de agregar informação e conhecimento. “A gente sempre busca aprender mais para se sobressair. Esse é meu objetivo”. 

Empreenda Rápido

O programa Empreenda Rápido foi lançado oficialmente no mês de julho em São Paulo, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes. O programa conta com seis pilares básicos: Qualificação Empreendedora; Qualificação Técnica; Formalização e Regularização; Inovação, Tecnologia e Produtividade; Acesso a Crédito; e Acesso a Mercado.

O Empreenda Rápido foi dividido em dois grandes grupos: para quem já possui CNPJ e para quem ainda não possui CNPJ.

SEM CNPJ:

Para quem está na informalidade, ou buscando uma oportunidade para montar sua empresa, é possível realizar cursos técnicos, oficinas de finanças e vendas que ajudarão na estruturação do seu negócio. O empreendedor também terá acesso a informações importantes sobre o jeito certo de formalizar e regularizar seu negócio de forma rápida, centralizada e sem burocracia, além de linhas de crédito feitas sob medida para iniciar suas atividades empresariais.

COM CNPJ:

MEI – O MEI formal, que procura melhorar a performance do seu negócio pode escolher entre as três trilhas que o Empreenda Rápido oferece. Cada uma especialmente criada para um momento específico do seu negócio.

ME / EPP – As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) também podem participar do Empreenda Rápido. Pelo programa, terão acesso a capacitações no formato EAD (Educação à Distância) modulares direcionadas aos desafios de sua empresa, instruções sobre renegociações de dívidas, regularização, licenças, além de condições especiais de acesso a crédito e financiamento feitas sob medida para sua necessidade de capital de giro, investimento, contratação de pessoal e destinação mista. Sem contar as ações destinadas a acesso a mercados disponibilizadas pelo Sebrae-SP. Tudo isso de forma rápida, transparente e sem burocracia. Informações no site www.empreendarapido.sp.gov.br.

Imprimir