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Empreendedora fatura R$ 800 mil com e-commerce de papelaria e produtos criativos

29 de setembro de 2021
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:3 mins de leitura
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Aos 22 anos, Isabela Gaidys diz que sempre se identificou como uma pessoa criativa. No primeiro semestre de 2018, depois de ter se formado no ensino médio, a jovem criou um “bullet journal”, um tipo de agenda personalizada, para ela mesma usar e postou nas redes sociais. Recebeu muitos comentários de amigos dizendo que queriam comprar uma igual. “A minha foi feita à mão e era toda personalizada, mas não conseguiria fazer desta maneira para muitas outras pessoas”, afirma. Ela, então. criou um modelo no computador e imprimiu para vender para conhecidos. Já eles gostaram e fizeram questão de compartilhar.

O “bullet journal’ deu origem à Ilustralle, e–commerce de produtos criativos idealizado por Gaidys, que vive em São Bernardo do Campo (SP). O negócio começou com itens de papelaria mas, desde o ano passado, expandiu o portfólio, que hoje conta com bolsas, brincos e itens de decoração. Em 2020, a empresa faturou R$ 800 mil.

Quando começou a vender as agendas, a empreendedora negociava com os amigos (principalmente de sua antiga escola) por meio de mensagens. Sua irmã mais nova, que ainda era estudante no mesmo local, fazia as entregas. O site foi criado pouco depois, em junho de 2018, quando Gaidys percebeu que pessoas que ela não conhecia estavam entrando em contato para comprar o produto.

“Eu não entendia que era uma empresa quando vendia para os meus amigos. Mas, quando outras pessoas me procuraram, enxerguei potencial na ideia. Criei o site e comecei a desenvolver outros produtos”, diz Gaidys. Por já gostar de design, a empreendedora se dedicou muito à construção da página, deixando-a com aparência profissional desde o início.

Para conseguir mais clientes, Gaidys entrou em contato com uma amiga que tinha 40 mil seguidores no Instagram e pediu que ela divulgasse seus produtos. A tática deu certo: a marca conseguiu 4.000 seguidores em pouco tempo.

Vendo que o marketing de influência era um método eficaz, Gaidys passou a oferecer seus produtos para outros blogueiros. Hoje, porém, ela percebe que a prática não foi executada da melhor maneira. “Foquei muito no número de seguidores das páginas, mas isso não significa muita coisa. O mais importante é encontrar perfis que tenham o mesmo estilo do seu negócio. Muitas vezes, é melhor um perfil com 5.000 seguidores que tenha a ver com a sua marca do que um com 1 milhão de pessoas que não encaixa com o seu público”, afirma.

Enquanto cuidava do negócio, a jovem iniciou a faculdade de design gráfico. No entanto, precisou largar depois de um semestre por entender que precisava se dedicar mais à sua marca. Focou em estudos informais, especialmente na área de marketing, lendo livros e fazendo cursos oferecidos por outros empreendedores.

O ensinamento mais importante, segundo Gaidys, foi a importância de como construir uma marca forte. “Passei a entender o que era branding e como temos de transmitir um conceito em tudo o que fazemos, da a tipografia às cores, para nos comunicar da melhor maneira”, afirma. Hoje, ela diz que conseguiu reforçar a imagem de uma marca diferente, que se diferencia pela paleta chamativa e pela ousadia.
Esse foi o motivo que a fez decidir expandir sua linha de produtos. “Nosso conceito ‘diferentão’ pode ser aplicado em diversas coisas, e não produzi-las seria perder dinheiro.
A  Ilustralle passou de uma papelaria a um conceito, e tudo o que fizermos dentro disso será coerente com a nossa proposta”. O próximo lançamento será uma linha de roupas.
Quando o Instagram da Ilustralle começou a crescer, muitos seguidores passaram a pedir dicas de empreendedorismo para Gaidys. Ela não quis misturar publicações no perfil da marca e, em junho de 2019, criou o Coolmerce, página dedicada a conteúdos de negócios com aprendizados pessoais. Desde então, a empreendedora já lançou um e-book que faturou R$ 30 mil e aulas que geraram R$ 420 mil de receita. Uma nova versão do curso será oferecido em algumas semanas.
O próximo plano da jovem é desenvolver uma loja física em São Paulo que chame atenção. “Quero melhorar a experiência do consumidor e ter esse espaço colorido que tenha a energia da marca. O objetivo é que seja uma loja bonita a ponto de se tornar um ponto turístico que as pessoas façam questão de conhecer”, diz. Gaidys ainda não tem expectativa de quando vai abrir o ponto, já que o investimento é alto. Mas promete se dedicar mais ao projeto a partir de 2022.
Via: PEGN
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