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Especialista aponta cuidados e riscos na troca de ponto comercial

19 de fevereiro de 2019
em EMPREENDEDORISMO
Tempo de leitura:3 mins de leitura
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Trocar de ponto comercial pode ser uma necessidade ou estratégia de crescimento. O mais comum é fazê-lo porque o dono pediu o imóvel de volta ou o terreno foi vendido para uma construtora erguer um prédio. “Tal tarefa exige cuidados porque os riscos são altos”, alerta o consultor do Sebrae, Adriano Augusto Campos, especialista no tema.

Se tiver condições de pagar, a melhor forma de se precaver é contratar uma consultoria especializada em geomarketing para que estude o melhor local para o novo ponto. Costumam fazer relatórios completos de público, fluxo de pessoas e de carros nas regiões. Hoje ainda é um serviço caro, mas Augusto Campos crê que estes valores devem cair em um futuro breve.

Mas, na impossibilidade de contar com esse auxilio profissional, o consultor lista tarefas essenciais:

– Checar valor de aluguel e manutenção do novo espaço. Quanto vai mudar em relação ao custo fixo atual? É interessante não aumentar este valor, porque já terá outros gastos na mudança. Claro que vale pensar também se a economia valer a pena. Não adianta pagar aluguel mais barato e ter um espaço sem acessibilidade, isolado, com pouco fluxo de pessoas, etc;

– O local atende seu negócio? Por exemplo, você oferece estacionamento hoje, mas no novo ponto não há este espaço. Demanda reforma? Se sim, de qual complexidade (tempo somado ao dinheiro). É seguro? É bem iluminado à noite? Quando chove, alaga? Tem fácil acesso, como terminais de ônibus, estações de metrô e avenidas próximas?

– Estudar o público do bairro, as pessoas que circulam pela região (não necessariamente serão moradores, pode ser um bairro empresarial, por exemplo). Tem que estar de acordo com o público-alvo da empresa. Gênero, faixa etária e poder aquisitivo devem estar neste estudo. Não adianta ir para um bairro com pouca gente jovem e vender itens de esportes radicais, por exemplo;

– Estudar a concorrência. O seu produto ou serviço tem demanda maior do que os estabelecimentos já existentes na região?

– Comunicar os clientes que está de mudança o quanto antes. Tem que reforçar a informação quando a data estiver mais próxima, mas é bom começar meses antes, assim que tiver certeza do novo endereço. Não só pessoalmente, como nas redes sociais ou site. Se for o tipo de negócio que se comunica via SMS ou Whatsapp com os clientes, o celular também é um canal que deve ser aproveitado. Neste caso vários avisos não são demais. Vale ser redundante na informação;

– Se for possível, deixar alguma forma de comunicação no espaço antigo para aqueles clientes habituais saberem para onde mudou o ponto;

– Fazer uma nova inauguração é um investimento que vale a pena. Seja um café da manhã ou um coquetel. Criar algo que marque a mudança, já no novo ponto, obviamente, convidando antigos clientes e outros potenciais. A movimentação vai chamar a atenção no bairro e o próprio público pode ajudar com fotos e posts em redes sociais. O evento deste tipo tem de tudo para repercutir em torno da marca e da mudança;

– Depois da reinauguração, criar um novo evento – algo como uma experimentação, por exemplo – que seja gratuito e chame as pessoas novamente, mas vivenciando um serviço diferente do primeiro evento;

– Se o seu negócio é uma loja que vende itens pequenos, procure transportadoras que têm cuidado especial com produtos delicados. Muitas oferecem este serviço e cobram a mais. Pode ser melhor pagar mais caro na mudança do que perder produtos pelo caminho.

Origem: PEGN
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