No começo de 2017, depois de um período sabático, o economista Anderson Teixeira, 54 anos, encontrava-se em uma encruzilhada profissional. Poderia seguir com a carreira de executivo que trilhava havia mais de 20 anos, aposentar-se ou empreender. Preferiu a terceira via. Depois de dirigir operações em grandes empresas como Sony Ericsson, Nokia, Apple e Microsoft, Teixeira começou a avaliar opções de negócio nas áreas de hotelaria, finanças e alimentação e acabou decidindo entrar como investidor e sócio na Youburger, uma rede de hamburguerias criada em 2012, com faturamento de R$ 9,5 milhões em 2017.
Como presidente do conselho de administração, Teixeira iniciou suas atividades na Youburger no início deste ano com o objetivo de rever a estratégia da empresa e planejar sua expansão com os outros sócios – Rodrigo Malca, 29 anos, fundador e CEO, e Gustavo Greco, 37, diretor de operações.
A meta para 2018, definida pelos três, é dobrar o número de lojas, concentrando a expansão em São Paulo, com a abertura de unidades tanto na região metropolitana da capital como nas principais cidades do interior, e nas capitais dos outros estados. Atualmente, a rede de franquias, com sede em Araraquara, SP, tem 12 lojas em oito estados, incluindo uma unidade própria em Jundiaí.
Nos próximos anos, a Youburger espera continuar a crescer o número de lojas a uma taxa de 100% ao ano. “Em 2021, nossa meta é ter perto de 100 unidades”, afirma Teixeira.
Consolidada a expansão no país, diz, a empresa deve começar um processo de internacionalização pela América Latina. O diferencial da Youburger é oferecer ao consumidor a possibilidade de escolher cada um dos ingredientes de seu lanche em uma tela sensível ao toque instalada nas lojas.
À medida que faz as escolhas, o preço da refeição é atualizado na lateral direita da tela. As opções personalizadas podem ser salvas pelo cliente na nuvem para facilitar pedidos futuros. “Esse conceito de liberdade de escolha da refeição, de acordo com o paladar e com o bolso de cada cliente, funciona bem em qualquer parte do mundo. Além disso, a marca Youburger é de fácil entendimento”, afirma. O valor do ticket médio da Youburger está entre R$ 25 e R$ 30, dependendo da região.
Teixeira prefere não revelar o valor do aporte inicial que fez na Youburger, o primeiro de dois investimentos que deve realizar na empresa até o começo de 2020. Segundo ele, o capital investido vem sendo aplicado principalmente em ações de marketing para atrair e fidelizar novos clientes e no projeto de abertura das novas unidades.
A Youburger também planeja ampliar o uso da tecnologia no relacionamento com os clientes e nas vendas. Uma possibilidade é desenvolver um app por meio do qual o cliente possa fazer seu pedido antecipadamente e chegar à loja apenas para comer, economizando o tempo de espera do preparo. “O uso da tecnologia é irreversível em qualquer setor. Quem não inserir a tecnologia nos negócios não sobreviverá no médio prazo.”