“O nosso foco principal é a criatividade do cliente”. Foi com essa proposta que o administrador Gregório Machado, de 28 anos, fundou a Pizza Makers. Criada em 2016, a empresa permite que o cliente monte a sua própria pizza. O novo modelo de servir a massa “queridinha” dos brasileiros conquistou o público e a empresa já fatura R$ 5,5 milhões por ano.
Antes de se tornar empreendedor, Machado viveu sete anos nos Estados Unidos estudando. Quando voltou ao Brasil, ele trabalhou em gigantes do setor da alimentação como a Nestlé e o Habib’s. No entanto, o administrador, largou o mundo corporativo para investir em um sonho antigo: ter a sua própria empresa.
Ele tentou abrir um restaurante mexicano, mas a ideia não saiu do papel. Foi aí que o seu pai, Milton Machado, deu um “empurrãozinho” para o surgimento de uma nova proposta de negócio.
Por intermédio de seu pai, o administrador descobriu que existia um forno que fazia pizzas em 90 segundos. O equipamento diferente despertou o interesse do empresário para investir neste tradicional mercado, mas de uma forma inovadora. “Imagine se existisse um Spoleto da pizza?”.
A ideia era vender as “pizzas customizadas” em um food truck ou um quiosque, mas logo empreendedor abandonou essas ideias e decidiu abrir a sua loja na praça de alimentação do shopping Morumbi.
O primeiro desafio do empreendedor foi aprender a fazer a massa, pois ele nunca tinha trabalhado nesse setor. Para isso, ele contou com a ajuda do chef Shimura. Reconhecido na área de panificação, o chef fez a primeira massa da empresa. “Nós fizemos algumas adaptações e começamos a vender”, explica o empresário. Com o tempo, Machado fez um curso para aprender a fazer os produtos e assumiu a cozinha da empresa.
Como funciona
Quem chega a uma loja da Pizza Makers, tem quatro dilemas principais: qual será o tamanho da massa, o recheio, o molho e o tempero escolher. Segundo o empreendedor, as combinações são diversas. Dentre as opções, o cliente pode escolher dois tipos de queijos, duas proteínas e complementar a redonda” com vegetais como tomate seco e temperos como manjericão, azeite, alho e orégano.
O empresário garante que a pizza fica pronta em até 120 segundos. Além das pizzas, o cliente também pode montar calzones e saladas (alface americano e mix de folhas). O ticket médio da empresa é de R$ 26.