Pessoas que chegaram a chamada ‘melhor idade’ são mais propensas a terem problemas de visão. Uma das doenças comuns nesta faixa etária é a catarata, caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural responsável pelo foco da visão em diferentes distâncias. Desta forma, quem é afetado perde em qualidade de vida e passa até a correr riscos de acidentes domésticos. A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado para reverter esse quadro. A Cidade lançou o ‘Senhor da Visão’, ação que busca erradicar a catarata em idosos com mais de 65 anos. Até o momento, 4.222 munícipes foram referenciados para triagem do programa. Deste total, após os procedimentos iniciais, 1.117 foram encaminhados para consultas e exames complementares. Caso necessário, o atendido fará cirurgia para corrigir o problema.

O Bairro Samambaia recebeu nova etapa do ‘Senhor da Visão’ no último sábado (7). Na oportunidade, dos 1.534 pacientes atendidos, 296 apresentaram um quadro que revelou a necessidade da realização de uma nova consulta com um especialista. “Ate´o momento analisamos de forma positiva o programa. O mais importante é que pessoas que estão com problemas de visão, algumas até praticamente sem enxergar, estão retomando suas rotinas normais e aproveitando a vida”, analisou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

O ‘Senhor da Visão’ está ocorrendo em etapas e dividido por regiões do Município. A busca ativa é realizada pelas unidades de Saúde da Família (Usafas) que estão sediadas nos bairros. Entram no Programa idosos acima de 65 anos que não passaram pelo oftalmologista nos últimos 12 meses. Todas as pessoas que se enquadram nesse perfil serão convocadas para a triagem.

O programa ocorre em paralelo a Ação Integrada de Cirurgias de Catarata, que já iniciou a segunda fase na qual cerca de 800 pacientes estão realizando o procedimento. A Cidade zerou a fila de espera que é de responsabilidade do Estado.

Os procedimentos estão sendo realizados por uma Unidade Móvel, que está localizada no Espaço de Eventos Jair Rodrigue. Essa é a segunda vez que a Cidade recebe o equipamento. Em 2018, outras 2 mil cirurgias também foram realizadas com investimentos municipais. “Importante explicar que os pacientes encaminhados dentro do Programa ‘Senhor da Visão’ farão a cirurgia nesta moderna e confortável estrutura”, disse Suckow.

Imprimir