Praia Grande vem se destacando como referência no tratamento da covid-19. Atualmente, a Cidade conta com mais de 90% dos pacientes já curados e uma estrutura grandiosa na área da Saúde para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus.
Um dos grandes pontos positivos do Município é a Rede de Atenção Básica, com 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) totalmente preparadas para atender pacientes com casos leves de síndromes respiratórias. Essas Unidades foram preparadas com espaços exclusivos para receber pacientes com sintomas e realizar testes, quando o médico entender necessário. Essa separação evita a chamada contaminação cruzada entre aqueles que procuram as Usafas por diferentes motivos.
“Além da preparação dos prontos-socorros, Hospital para síndromes respiratórias, Hospital Irmã Dulce e Hospitais de Campanha, o Município conta com 28 Usafas que estão atendendo casos leves de síndromes respiratórias e realizando testes para covid-19, quando necessário. O trabalho primordial dessas Unidades está em orientar pacientes e, principalmente, monitorar a evolução dos sintomas diariamente. Isso evita que o paciente vá até o pronto-socorro por exemplo, sem real necessidade e acabe contaminando outras pessoas ou mesmo se contaminando”, explica o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Para que o monitoramento diário ocorra de maneira eficiente, o trabalho é realizado em parceria com outro recurso importante implementado pela Sesap, que é a Central Telefônica para covid-19. Além de atender munícipes que têm dúvidas ou estão com algum sintoma de síndrome gripal, a Central monitora, junto com as Usafas, todos os casos de síndromes gripais registrados na rede. Até o momento, a equipe do setor já realizou mais de 17 mil atendimentos e efetuou mais de 41 mil ligações de monitoramento. Os números para atendimento são: 162 e 3496-2281.
Os profissionais que atuam na Central são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos e educadores físicos da Secretaria da Saúde. A equipe orienta, agenda consulta na Unidade de Saúde ou Pronto-socorro (se necessário) e faz o monitoramento diário dos pacientes que estão com sintomas.
“Todas essas medidas nos ajudam também a manter a taxa de ocupação dos leitos sob controle, No setor de enfermaria comum a ocupação gira em torno de 20% e UTI, em torno de 30 a 40% nos casos específicos de covid-19”, destaca o secretário.
Confira as principais ações de Praia Grande no enfrentamento e combate ao novo coronavírus:
– HOSPITAIS DE CAMPANHA
Ao todo, 188 leitos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi). Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos 188 leitos A unidade Falcão já está recebendo pacientes, enquanto a Unidade Rodrigão entrará em funcionamento, caso tenha necessidade.
Os hospitais de campanha não têm portas abertas para o fluxo da população que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).
– UTI
O Hospital Municipal Irmã Dulce ganhou 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e contam com modernos aparelhos para o atendimento dos pacientes.
Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos Adulto no Hospital Casa de Saúde que está credenciado junto à rede pública Municipal de Saúde, sendo 58 deles exclusivos para covid-19.
– HOSPITAL PARA SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS
Hospital para síndromes respiratórias já está em funcionamento, desde o início de abril, a unidade anexa ao pronto-socorro Quietude, que conta com uma estrutura diferenciada. O Hospital para atendimentos específicos de casos de síndromes gripais e respiratórias dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção. Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento. Essa unidade evita a contaminação cruzada dentro do PS Quietude, já que o equipamento está instalado fora da unidade.
– CENTRAL TELEFÔNICA
Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-2281 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O novo serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.
Por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio do coronavírus. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.
– ABORDAGENS DE TRÂNSITO
A Prefeitura de Praia Grande está realizando abordagens de trânsito nas duas entradas da Cidade: na Avenida Ayrton Senna da Silva (Bairro Sítio do Campo) e Padre Manoel da Nóbrega (Bairro do Trevo). O objetivo do trabalho é entrevistar os motoristas e demais passageiros, bem como convencê-los a retornar para a cidade de origem para cumprimento do isolamento social. Esta medida facilita o controle da propagação da pandemia.
– DESINFECÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a desinfecção diária desde o final do mês de março. As 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) espalhadas por todas as regiões da Cidade também recebem o cuidado, além dos centros comerciais, como dos bairros Ocian e Mirim, vias como a Avenida Costa e Silva, os terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.
– DENÚNCIAS
A população pode denunciar qualquer irregularidade no funcionamento de comércios, instituições ou na prática esportiva. Basta enviar e-mail para ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br ou utilizar o aplicativo da Ouvidoria de Praia Grande.
– DRONES
A Guarda Civil Municipal (GCM) está utilizando drones na fiscalização e orientação de pessoas que eventualmente estejam se aglomerando em locais públicos da Cidade e também sobre a importância do uso das máscaras de proteção. Esta é mais uma medida adotada pela Administração Municipal no combate à proliferação da covid-19.
-TRANSPARÊNCIA
O geoprocessamento dos casos de covid-19, o novo coronavírus, já é realidade em Praia Grande. O trabalho envolve o mapeamento e análise de dados, através de uma parceira entre a Saúde e a Secretaria de Planejamento do Município. Recentemente a ferramenta foi colocada à disposição de toda a população através do site oficial da Prefeitura: www.praiagrande.sp.gov.br.
Deixar as informações disponíveis para todos, dando mais transparência e clareza nas ações realizadas pelo Município, é um dos inúmeros benefícios do sistema desenvolvido pela prefeitura. Através do mapeamento dos casos, é possível ter uma visão por regiões, bairros, ruas em relação à disseminação do vírus na Cidade, como por exemplo, casos confirmados, óbitos, curas, casos em investigação, entre diversas outras informações. Os dados auxiliam a Vigilância Epidemiológica municipal a identificar a dinâmica de contaminação dentro do território praia-grandense.