Por questões estéticas, de conforto ou até por praticidade, algumas pessoas trocam os tradicionais tênis com cadarço de lado pelos modelos slip on – sapatos em que elásticos laterais fazem a função de prender o calçado ao pé. O administrador Charles Simão, 31, mineiro de Belo Horizonte, é um dos grandes fãs desse estilo de tênis. Sua admiração é tamanha que, em agosto deste ano, Simão, que já empreendeu em outros três negócios de diferentes nichos de mercado, fundou a Jobin, marca especializada em tênis slip on.
A ideia de fundar a Jobin nasceu em 2016 e brotou como uma junção do útil ao agradável. Além do slip on ser uma demanda pessoal, Simão também observou que o calçado sem cadarço poderia ser um bom nicho de mercado.
“A oferta que hoje temos no Brasil não atende bem a demanda, porque não temos marcas nacionais especializadas nesse nicho. Já as de fora não oferecem muita variedade, não possuem muitas opções de cores ou materiais diferentes”, afirma.
Após pesquisas de mercado e análise da concorrência, o mineiro foi atrás de um investimento inicial de R$ 300 mil de dois amigos para estruturar sua ideia de negócio. “Desenvolvi a identidade visual, o conceito e as primeiras coleções da marca”, diz. Em agosto passado, com tudo já encaminhado, a Jobin chegou ao mercado através de e-commerce.
O catálogo atual da marca contabiliza 4 coleções: cores, floral, animal e branco. Juntas, elas somam 19 modelos que vão de opções mais minimalistas até as mais expressivas – todos modelos são unissex e têm um ticket médio de R$ 180. “Realizamos muitas pesquisas de tendências de moda para pensar nos nossos calçados. Após desenhados, buscamos fornecedores de material no Brasil e os modelos são produzidos por uma fábrica terceirizada”, afirma Simão.
O objetivo do CEO é conquistar os pés de jovens que priorizam estilo na hora de escolher sapatos: “Pensamos que os cadarços serão cada vez menos usados, porque são acessórios que dão trabalho para colocar e tirar. Vejo o slip on como uma evolução natural dos calçados”.
Por enquanto, a marca pode ser encontrada no e-commerce próprio. Mas o CEO já está trabalhando para que, nos próximos meses, a Jobin esteja presente em plataformas de marketplace e em lojas físicas de multimarca. Há também a expectativa de lançar a primeira unidade da marca em Belo Horizonte (MG) até o final de 2017. Para o futuro, a ambição é transformar a Jobin em uma franquia. “Queremos estar em todos os lugares e todos os canais possíveis”, diz o fundador.
Além de todos esses planos, o que é primordial para a Jobin agora é continuar lançando novos modelos do calçado slip on que sigam as tendências da moda. “Nossa intenção é virar uma plataforma de tênis com parceria de artistas e clientes que possam opinar sobre nossos calçados, que irão continuar todos sem cadarço”, diz Simão.