Munícipes participam da Segurança Pública por meio do CONSEG

17

Na prática o CONSEG é uma reunião de um grupo de pessoas da comunidade que se reúnem com o objetivo de planejar e solucionar demandas do bairro, assim como criar campanhas educativas referente segurança pública. As reuniões mensais são acompanhadas pelo comandante do batalhão da Polícia Militar, representante da Polícia civil, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito.

            Em Praia Grande temos dois grupos de CONSEG, o Norte que atua da divisa de São Vicente próximo ao bairro da Vila Mirim e o CONSEG Sul que atua da Vila Mirim até divisa de Mongaguá. O Presidente do Conseg Norte Willian Oliveira Roemer, participa do grupo desde quando era menor de idade. Roemer que é jornalista e servidor público, está presidente do grupo por algumas gestões. A falta de participação frequente da população gera uma dificuldade na sucessão do cargo, que caso não tenha pretendentes pode se tornar extinto.

            O Presidente vê o quanto o Conseg contribui para a comunidade, são muitas as demandas que são atendidas através de reuniões. “Um dos casos recentes é o de estacionamento de caminhões na cidade. É uma preocupação de alguns bairros porque os estacionados se tornam abrigo para pessoas mal intencionadas. Todos esses detalhes são Segurança Pública”.

            A prefeitura atende várias solicitações de iluminação, corte de árvore, buracos de rua pelo 162, canal de ouvidoria pública, mas são nas reuniões do Conseg que o morador consegue entender porque não há uma ronda na sua rua, como funciona o sistema de rondas. Há entretanto outros casos que são prontamente resolvidos como a falta de sinalização viária, surgem trocas de informação e até mesmo a denúncia de algo ilícito no bairro. Temos muito cuidado em preservar a imagem e a identidade das pessoas que fazem uma denúncia. Porém todas as questões moderadas já são resolvidas na reunião e as atas encaminhadas para a coordenadoria dos CONSEGs em São Paulo assim como todas as solicitações também.

            Roemer lembra que o mínimo detalhe pode se tratar de Segurança Pública. O Major Aires que é hoje aposentado da Polícia Militar dizia que “da iluminação ao buraco de rua tudo é segurança pública”.

            O programa vizinhança Solidária surgiu de uma reunião de CONSEG, no bairro Canto do Forte, Roberto Pereira Lopes é tutor de uma das ruas do bairro. Participante das reuniões há muitos anos, o que levou a frequentar o grupo foi o momento tenebroso que o bairro passava, o número de assaltos à residências era muito grande. Roberto começou chamando moradores porta a porta e pela internet para que integrassem o grupo de vizinhança solidária.

            Os grupos de vizinhança solidária são organizados por uma estrutura no whats up, comunicados e alertas de ocorrências são feitos em tempo real para alerta-los. Cada residência participante tem uma placa de identificação fixada na frente da casa, isso inibe a ação dos meliantes que percebem que a vizinhança está atenta a qualquer movimentação diferente. A Policia Militar disponibiliza uma ronda no bairro durante o dia de 2ª à 6ª de manhã até o final da tarde, qualquer ocorrência entram em contato direto com eles e os policiais atendem prontamente.

            O Conseg em Praia Grande ganhou um grande destaque a tempos atrás e por isso os parceiros pedem para que as reuniões sejam feitas em seus locais, entidades como a Associação Comercial de Praia Grande, a casa dos Conselhos Municipais, a sede da Seguradora Porto Seguro e o Lions Clube Ocian, onde nasceu o projeto do Conseg. Essa variação de bairros é importante para que haja engajamento dos moradores de todos os bairros da cidade em prol de melhorias para a cidade.

            Você comerciante e empresário pode participar dos programas de vizinhança solidária no comércio, participe das reuniões mensais do Conseg e participa da segurança de sua cidade, é a união de todos em prol de um objetivo que faz com que nossa cidade seja melhor. Contamos com sua participação.

            Próxima reunião será dia 01 de agosto às 19 horas no Lions Clube Ocian.

Imprimir